Trabalho de consultoria de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Consultoria de Recursos Humanos




consultoria de recursos humanos


Resumo

O objetivo do trabalho é analisar e avaliar as formas de recrutar e selecionar pessoas, visto que os recursos humanos são fatores importantíssimos para o funcionamento de qualquer empresa. Somos uma empresa de Consultoria onde nossa meta é selecionar pessoas adequadas para cada cargo, e o nosso dever éselecionar com muito cuidado, pois, as conseqüências de um processo errado como diminuição da produtividade, absenteísmos, insatisfação por parte dos funcionários, rotatividade, tudo isso implica em custos para as empresas. Um modelo ideal de recrutamento e seleção deve ser aquele onde o requisitante da vaga participe ativamente em conjunto com a área de Recursos Humanos na escolha do candidato.Palavras-chave: recrutamento, seleção, competências.





1. Introdução

AS EMPRESAS TENTAM DE TODAS AS FORMAS CONQUISTAREM VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DE UM DIFERENCIAL EM SUA ADMINISTRAÇÃO, O QUE NA ATUALIDADE SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DE PESSOAS. SÃO AS PESSOAS QUE PODEM PROPICIAR UM DIFERENCIAL NOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS AS EMPRESAS E É ATRAVÉS DE RECURSOS HUMANOS QUE ASEMPRESAS SERÃO CAPAZES DE COLOCAR NO MERCADO PRODUTOS E SERVIÇOS SUFICIENTEMENTE COMPETITIVOS.
É importante observar também os impactos de um recrutamento e seleção feitos de forma errada, analisar os custos e a perda de tempo na substituição de um empregado ou até mesmo os prejuízos caudados pelo mesmo, que pode não realizar suas tarefas de forma produtiva e também insatisfação dofuncionário trabalhando em um local onde não esta apto.
Nosso objetivo é
• Levantar um referencial teórico sobre recrutamento e seleção;

• traçar um perfil organizacional da empresa;

• descrever o processo de recrutamento;

• descrever o processo de seleção de pessoal;

• analisar o processo de recrutamento e seleção de pessoal da organização.




2. definições –recrutamento

O recrutamento é um termo comumente aplicado à descoberta e o desenvolvimento de boas fontes de candidatos necessários à organização, onde o recrutamento é responsável por encontrar o empregado que tenha o perfil desejado da organização e do cargo.
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargosdentro da organização. E basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidade de emprego que pretende preencher (CHIAVENATO, 1992).
Segundo Chiavenato (1999, p. 2) “Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tomando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscandocandidatos dentro e fora da organização”. Ainda segundo o autor (1991, p. 54) “Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. O recrutamento é o processo de encontrar e atrair candidatos capazes para solicitação de emprego. O processo começa quando são procurados novos recrutas e termina quandosão apresentados os formulários de solicitação de emprego. O resultado é um “pool” dos que procuram emprego, do qual são selecionados novos empregos, (WERTHER e DAVIS, 1983, p.145).
“O Recrutamento consiste-a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização [...]” (CHIAVENATO, 1991 p. 54).

1. Recrutamento Interno

Recrutamentointerno é quando, havendo de terminada vaga, a organização procura preenche-la através de remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal) (CHIAVENATO, 1999).
Vantagens e desvantagens para esse método:
Vantagens: Mais econômico para a...
tracking img