Trabalho de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CAMPUS BENFICA

O FUNCIONAMENTO DA ANTROPOLOGIA
NA DROGARIA FORTALEZA

FORTALEZA – CE
2012
ANA CAROLINA TEIXEIRA SOARES
DANIEL ALMEIDA DA SILVA
JACQUELINE DA ROCHA CASTRO



O FUNCIONAMENTO DA ANTROPOLOGIA
NA DROGARIA FORTALEZA
Trabalho acadêmico apresentado a Universidade Estadual Valedo Acaraú como aprendizados em relação das atividades do semestre de Gestão de Recursos Humanos.
Orientadora: Maria das Graças Abel Cavalcante da Silva

FORTALEZA – CE
2012

AGRADECIMENTOS

Agradecer primeiramente a Deus, as nossas famílias, tendo a paciência de explicações de como elaborar um trabalho acadêmico.

A professora, Maria das Graças Abel Cavalcante da Silva, pela sua atenção eresponsabilidade de explicações da realização do trabalho acadêmico para nossa equipe e os outros alunos, que foram orientados por ela, dando informações e ensinamentos corretos.

SUMÁRIO

1- Introdução..................................................................................5 e 6

2-Atendimento.....................................................................................7

3- Cliente..............................................................................................8

4- Drogaria Fortaleza...........................................................................9

5- O Produto/Serviço..........................................................................10

6- Plano deAtendimento....................................................................11

7- Imagens da Empresa.............................................................12 e 13

8- Conclusão......................................................................................14

Referências....................................................................................15Questionário...................................................................................16




1 – Introdução

A Drogaria Fortaleza tem o modelo antropológico, onde as pessoas que trabalham na mesma se preocupam com os seus clientes, procurando atender melhor e descobrir o seu problema e assim satisfazer as suas necessidades.
Já não basta ao farmacêutico ser uma excelência em Farmácia. Os novos tempos cobram dele conhecimentos universais, paraenfrentar o dia-a-dia da farmácia.
Para iniciar a discussão sobre as contribuições de antropologia para a construção de um novo paradigma em saúde, ressalto que a antropologia, antes de tudo, é comparativa.
O objetivo da antropologia é de entender o ser humano e suas práticas de uma perspectiva comparativa, ou seja, que reconheça e respeite a diversidade de soluções que as diversas culturas têmconstruídas para explicar e atender os problemas de saúde.
A capacidade de perceber o mundo simbolicamente e reagir a esse mundo percebido liga os eventos externos à experiência interna subjetiva e também influencia a experiência interna, inclusive os processos corporais.
A Antropologia vem trabalhando com essa percepção desde os anos sessenta, pois o farmacêutico não se tornará apto a enfrentar,na farmácia, a diversidade de situações que os novos tempos têm trazido. “O farmacêutico não pode mais dominar apenas as ciências farmacêuticas, mas também conhecer outras áreas do saber, como a linguística, a antropologia, a administração, entre tantas outras”.
Sem o mínimo de conhecimento de antropologia, por exemplo, o farmacêutico não terá condições de levantar alguma reflexão social sobre oenvelhecimento da população. O envelhecimento é uma realidade que exige do farmacêutico habilidades, no momento de prestar orientações ao paciente idoso, de decidir e de questionar o médico sobre um determinado medicamento prescrito e, enfim, de adotar uma série de ações no âmbito da farmácia clínica. No momento da automedicação responsável, por exemplo, na indicação de medicamentos à pessoa...
tracking img