Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Valor (pessoal e cultural)
Valor é um conceito que faz parte do estudo da Filosofia, Sociologia, Economia, Psicologia, Antropologia e Política.O valor cultural, por sua vez, é objeto de estudo da filosofia, da psicologia e da sociologia. Do ponto de vista filosófico, sociológico e psicológico, o valor cultural recebeu as mais variadas definições e promoveu inúmeras discussões paralelas (tal comoa da neutralidade dos valores na pesquisa científica, a relação valores e gosto, etc.). Na filosofia, os filósofos que se dedicam ao estudo da ética ou da axiologia vão ser aqueles que irão contribuir mais intensamente com a discussão sobre o conceito e características dos valores, produzindo várias concepções, algumas chamadas subjetivistas e outras objetivistas. Na Psicologia, o estudo dosvalores vai estar relacionado mais com a questão do comportamento e das atitudes dos indivíduos. Na sociologia, os valores vão ser abordados com produto das relações sociais e relacionados com "normas", "representações", etc.Para o antropólogo Clide Kluckhon, valor é "uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meiose fins da ação".Para a filósofa Agnes Heller, o valor é um "modo de preferência consciente".

Mercadoria CulturalBernard Miège em 1978, publicou “Capitalisme et Industries Culturelles”, onde buscou interrogar sobre o conceito real de mercadoria cultural, qual obstáculo o sistema capitalista encontraria para produzir valor a partir da arte e da cultura? A mercadoria cultural materializada emlivro, disco, filme, tv, jornal, revista, etc, segue uma determinada lógica. Em seu estudo a indústria cultural não é uma coisa só, é um conjunto de elementos que se diferenciam, se segmentam para rentabilizar o mercado cultural e no modo de institucionalização das indústrias culturais que abarcam serviço público, relações públicas, pesquisa, etc. Além de referir-se ao caráter empresarial deplanejamento, produção e distribuição de tais mercadorias. Patrice Flichy em “Les Industries de l´imaginaire”, busca entender o conceito de “cultura de onda”, emissões culturais continuadas, onde a informação e expressão cultural individualmente é menor do que o conjunto de programação cultural oferecida. Flichy aborda sobre o uso social das máquinas de comunicação, e seu interesse na produção de hardwaree software neste uso. Dentro da economia capitalista, a mercadoria cultural necessita de audiência, ou seja, consumidores. Através de comportamentos e modismos é necessário construir audiência, interesse pelas mercadorias culturais.

Identidade cultural coletiva | |
Indivíduo que se preza cuida da sua própria imagem junto ao público; não a imagem aparente ou física, que conta com aajuda de indumentária da moda, embora tudo isso possa prevalecer sobre valores morais na hora da definição entre dois ou mais indivíduos. Falo da imagem moral e do conjunto de características que formam a personalidade, que se poderia chamar de retrato da alma. É o que normalmente se denomina conceito de uma pessoa. Não importa se o indivíduo tem posses ou não, se tem títulos acadêmicos, ou se émais, ou menos inteligente que os demais do seu meio. O que considera fator importante de sua personalidade ele defende e não deixa que terceiros ponham dúvidas diante do público. Indivíduo, por exemplo, que prima por sempre dizer a verdade, e viver de acordo com ela, não aceita que seu nome seja ligado ao falso e à falsidade, por muito que isso possa lhe trazer em benefícios materiais. É umaqualidade inerente ao seu ser, e que ele não permite ser colocada sob suspeição. Assim com o indivíduo, mais ou menos assim também com o coletivo em nível de comunidade, notando-se que aqui as características passam a ser mais de fundo histórico e cultural. Infelizmente, no Brasil, como extensão ao descaso para com a cultura de um modo geral nem sempre se cuida de conhecer a origem dos nomes de...
tracking img