Trabalho da equipe em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho de equipe em enfermagem: revisão sistemática da literatura

RESUMO
A compreensão do real significado de equipe é fundamental já que, um bom atendimento em saúde com qualidade e eficiência requer envolvimento coletivo dos profissionais. O objetivo do presente artigo foi identificar e analisar a produção científica nacional da Enfermagem sobre trabalho em equipe, no período de1992-2002. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por busca ativa em 07 periódicos. Foram identificados e analisados 24 artigos que tratam do tema, sendo que 1997 foi o ano em que mais se produziu sobre o tema. Nos demais anos a produção é linear e pouco expressiva no que diz respeito ao volume de publicações/ano. O aspecto mais enfatizado pelos autores como instrumento estratégico eessencial na interação da equipe foi a comunicação.
Descritores: Equipe de enfermagem; Equipe de assistência ao paciente, Gerência.

1. INTRODUÇÃO
Durante a formação acadêmica, o enfermeiro aprende que o trabalho em saúde eficaz deve ser focado na equipe. Nas atuais políticas públicas de saúde que centralizam a atenção na assistência à família e comunidade, a equipe nunca foi tão colocada emevidência. Essa estratégia no Programa de Saúde da Família (PSF), por exemplo, é a base da reestruturação desse modelo assistencial cujo enfoque é na ação multiprofissional, evidenciando o trabalho em equipe(1).
Na Enfermagem, o termo equipe é muito utilizado para designar o grupo formado pelo enfermeiro, técnico e o auxiliar de enfermagem. No entanto, é questionável o funcionamento dessesprofissionais em equipe, tendo em vista o que é esperado do funcionamento das equipes no contexto do trabalho em saúde(2). De igual forma, o termo equipe multiprofissional também é comum no contexto do trabalho em saúde.
A compreensão do real significado de equipe é fundamental para um atendimento adequado em saúde, já que para que haja qualidade e eficiência na assistência prestada é essencial a concepçãocoletiva do trabalho, assim como sua execução. Para isso a equipe pode ser instrumento facilitador do cuidado, pois dela espera-se um desempenho e uma eficiência superior à obtida na execução individualizada do trabalho(2).
As equipes são formas mais aprimoradas de grupos de trabalhos, pois possuem todas as vantagens deles, além de estabelecer metas uníssonas para o trabalho coletivo (3)."Grupos existem em todas as organizações, equipes são raras ainda, embora ostentem essa denominação com freqüência"(3).
Um grupo de trabalho é aquele que interage, principalmente, para partilhar informação e tomar decisões que auxiliem cada membro a desempenhar suas tarefas individualmente. Nesse tipo de construção, o trabalho coletivo é um mito, existindo meramente, a soma das contribuições de cadamembro do grupo separadamente e a responsabilidade permanece individualizada. As habilidades de seus integrantes são variadas e se juntam quase ao acaso. Não há sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho que seja maior que a soma dos insumos. Já uma equipe gera sinergia positiva através de um esforço coordenado(3).
Nesse caso, o desempenho é coletivo e o resultado é maior quea soma das partes individuais. A responsabilidade é tanto individual quanto coletiva e as habilidades são complementares. Na equipe há uma integração gerencial de habilidades e talentos individuais em uma habilidade coletiva para produzir serviços de maneira mais eficiente e efetiva. A comunicação é verdadeira, existe confiança, o respeito, a compreensão e a cooperação são elevados e há sempre oinvestimento no crescimento do conjunto de pessoas que compõe a equipe(2-4).
Atualmente, é possível encontrar vários conceitos do trabalho em equipe que evidenciam as características de um trabalho integrado, com comunicação clara, confiança e respeito(5). Mais do que nunca essa tendência parece destacar que o foco do trabalho em equipe é baseado no esforço coletivo na busca de objetivos e...
tracking img