Trabalho de estaca helice continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A engenharia de fundações vem evoluindo constantemente em busca de novos elementos de fundação, que possuam alta produtividade, ausência de vibrações e ruídos na execução, elevadacapacidade de carga e controle de qualidade durante a execução da estaca, entre outros aspectos. Dentro deste propósito surgiram no mercado de trabalho recentemente e tiveram um grande desenvolvimento nosúltimos anos, as estacas hélice contínua, sendo hoje uma estaca de enorme interesse comercial nos grandes centros urbanos do país.
HISTÓRICO
No Brasil, as estacas hélice contínua foram introduzidaspor volta de 1987. Só a partir de 1993, houve um grande progresso e desenvolvimento do uso destas estacas no Brasil. Isto começou com a importação de equipamentos específicos para executar estas hélicecontínua. A partir de então, com equipamentos importados com maior força de arranque e com torques de até 85Kn.m, possibilitou-se a execução de estacas de até 800mm de diâmetro e comprimento máximo de24 metros. Hoje em dia, é possível executar estacas com 1200mm de diâmetro e 32 metros de comprimento. E com a evolução crescente dos equipamentos, a gama de opções de diâmetros e profundidades tendea aumentar.
PROCESSO EXECUTIVO

ESTACAS HÉLICE CONTÍNUA
A execução das estacas hélice contínua pode ser dividida em três etapas: perfuração, concretagem simultânea a extração da hélice doterreno, e colocação da armadura.
PERFURAÇÃO
A perfuração é executada por cravação da hélice no terreno por rotação, com um torque apropriado para que a hélice vença a resistência do solo, alcançando aprofundidade determinada em projeto. A perfuração é executada sem que em nenhum momento a hélice seja retirada do furo. O torque é aplicado por meio de uma mesa rotativa situada no topo da hélice.
Ahaste de perfuração é constituída da hélice espiral, responsável pela retirada do solo, em um tubo central solidarizado a esta hélice. A hélice é dotada de dentes em sua extremidade inferior que...
tracking img