Trabalho da equipe diretiva no processo de mudança da prática pedagógica: por uma gestão democrática.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso em Licenciatura de Pedagogia

Lúcia Helena Rodrigues Ribeiro Lima

Resumo do texto:

Sobre o Trabalho da Equipe Diretiva no Processo de Mudança da Prática Pedagógica: por uma Gestão Democrática.

Campos dos Goytacazes-RJ
2011 - 1

Lúcia Helena Rodrigues Ribeiro Lima

Sobre o Trabalho da Equipe Diretiva no Processo de Mudança da Prática Pedagógica:por uma Gestão Democrática

Resumo apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para avaliação na disciplina: Estágio Supervisionado - Gestão de Processos Educativos na Escola e na Empresa.
Professora: Sílvia Nascimento Ribeiro

Campos dos Goytacazes- RJ
2011 - 1

De acordo com o texto, o processo domovimento de democratização e qualificação da educação é amplo e complexo, tendo como meta a mudança da prática em sala de aula e na escola, desenvolvendo diretrizes disciplinaresde base pedagógica, intensa e legitimada pela sociedade e comunidade escolar, em consonância com o projeto político para se obter um bom resultado. Diante dessas reflexões é necessário ter como base o contexto social em quea escola está inserida, visto que a experiência democrática brasileira é ainda muito recente e as instituições de ensino e acabam sofrendo o reflexo desta realidade.
O autoritarismo é um mau contínuo que está presente nas nossas relações até mesmo por ser uma questão cultural que ao invês de se tornar um espaço do debate, trocas de idéias, domadas de decisões coletivas,de cooperação edecisões coletivas, esta muito distante entre o autoritarismo e o infantilismo, alimentando a atitude infantil de muitos. É necessário que a equipe diretiva esteja presente no ambiente escolar para que tudo funcione corretamente para que a proposta implantada seja realizada.
Esse poder autoritário tomado de um saber inquestionável, sem falhas em suas ações, qualquer dúvida que é colocada, étida como ofensa. Acha que por fazer tudo pelos os outros se sente incompreendido por não ser reconhecido. Quando de forma infantil, a pessoa apresenta-se o certinho, com outro lado ardiloso, esperto, mas às vezes é rebelde puro jogo de cena, tem medo de perder o amor do outro, transformando-se num confronto nos relacionamentos patológicos.
Se nas reuniões comenta-se sobre: poder,voluntariado, liberdade, a introjeçao do opressor no oprimido, o reconhecimento, por que ainda esse conflito, por que tantas desculpas. Trata-se de uma cultura que precisa ser urgentemente refletida, para que esse clima de respeito e liberdade torna-se fundamental nas reuniões.
O papel da equipe diretiva é colocar em desenvolvimento praticas democrática dentro da escola assumindo uma nova posturapodendo se manifestar como: espontaneísmo ou autoritarismo.
Para que haja mudança que venha a ser acompanhada da desconfiança, o mesmo não acontece com o acompanhamento, uma vez que devemos responder socialmente pelo trabalho que realizamos e que devemos nos ajudar mutuamente. O Projeto Político Pedagógico, nos oferece como apoio para fazer colocações objetivas e sem medo, estabelecendo pontosde referencia no cotidiano, um fato que chama a atenção nos cursos de formação de professores é a preocupação que alguns têm de, ao final do encontro, virem se desculpar por terem participação ativamente na construção de uma postura que desenvolva práticas autênticas e democráticas.
É importante que a equipe trabalhe assumindo a realidade do grupo, que busque a interação ou procure localizar ocontato com o grupo, uma pratica que demanda mais coragem de ouvir. Pois esse é fator que dificulta o trabalho da direção ou coordenação: os professores vêm com as queixas, à equipe com medo deles se desanimarem, não os deixa falar. A proposta é confiar na força do grupo e deixá-los falar com tranqüilidade, para que possa reconstruir coletivamente. O educador deve ter uma presença marcante no...
tracking img