Ppra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição dafiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreeendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente PPRA mas as medidas não estiverem sendoimplementadas pela empresa e avaliadas pelo tecnico de segurança, o PPRA, na verdade, não existirá.

Objetivo do PPRA:
Ser a metodologia de ação que garanta apreservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
Esta norma estabelece a obrigatoriedade da elaboração eimplementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), por parte de todos os empregadores, visando a prevenção da saúde e segurança dos trabalhadores, através dolevantamento dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho.
A preocupação com a saúde do trabalhador é antes de tudo um dever do empregador, cujo ocumprimento resulta em beneficio mútuo como conforto no trabalho, aumento de produtividade e redução do absenteísmo.
Alguns clientes objetivam apenas a adoção de medidaseficazes, que lhe permitam sair-se bem em uma fiscalização. Trata-se de uma visão equivocada, pois, mesmo que por qualquer motivo o cliente consiga evitar umapunição por irregularidade na prevenção de riscos ocupacionais, o empregador poderá arcar com indenizações trabalhistas no futuro, alem de produzir danos significativos àsaúde do empregado. É importante lembrar que ações jurídicas por doenças ocupacionais podem ser propostas contra a empresa até vinte anos após a sua demissão.
tracking img