Trabalho da dani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANE SUZAN SIMIONATO. RU. 808249
ELIANE LOURDES SCHUTA CATUSSO. RU. 82496
LEONILCE TELES DOS SANTOS BOSCATTO. RU. 808682
PRICILA SORANE SCHEID. RU. 830030

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-MATERIAIS DIDÁTICOS

PATO BRANCO
2012


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANE SUZAN SIMIONATO. RU. 808249
ELIANE LOURDES SCHUTA CATUSSO. RU.82496
LEONILCE TELES DOS SANTOS BOSCATO. RU. 808682
PRICILA SORANE SCHEID. RU. 830030

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-MATERIAIS DIDÁTICOS

Relatório Pesquisa e prática Profissional - Materiais Didáticos apresentado á UTA - Educação Ciência e Tecnologia no curso de Pedagogia a Distância do centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Helena
Centro Associado:Pato Branco

PATO BRANCO
2012

Introdução: A disciplina ppp tem a fialidade de fazer a mediação entre a teoria e a prática desenvolvida na academia e a prática (realidade) vivenciada nas escolas.
Compreende-se que a qualidade na escola está diretamente relacionada bem aprendizado dos seus alunos. Porém uma série de fatores converge desses resultados.
Para Preti (1996), ensino "representainstrução, socialização de informação, aprendizagem etc", enquanto educação é definida por Maroto (1995, p.3) como "estratégia básica de formação de humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.
Nossa pesquisa tem como objetivo contribuir para a formação de futuros profissionais da educação como nós, levando assimilar que:
No processo deaprendizagem, os auxillios e contribuições como materias didáticos, pesquisas etc, são de extrema importância. Essa pesquissa foi feita com 5 professores de escola publica, feita individual e anônima.
Desenvolvimento:
Está pesquisa foi aplicada em professores da rede municipal, foram cinco entrevistadas, onde cada uma delas respondeu seis perguntas sobre educação, pesquisa e a importância dos materiaisdidáticos.
No questíonario abordamos algumas questões, onde conseguimos os seguintes resultados:
O que se entende por educação, ensino e pesquisa. Segundo as professoras entrevistas, está triologia deve ser uma atitude constante na vida do educador, pois é através da pesquisa que o educador levantará questionamentos do seu processo de ensino (métodos, conteúdos de acordo com a realidade doaluno, de acordo com os temas propostos, seu sistema de avaliação etc). E assim com a realidade dos levantamentos poderá modificar suas condutas quando necessário.
A educação o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o indivíduo em decorrência das influências do meio onde está inserido. Ou seja o indivíduo ao compartilhar suas experiências com outros indivíduos que fazem parte do meioonde convive, seja escola, casa, trabalho etc..., além de outros elementos presentes no meio, como símbolos, significados, valores e pressupostos (Justino, 2008).
É um processo interligado, um envolve o outro.
Nessa pesquisa foram abordados vários assuntos, sobre educação, ensino e pesquisa que já relatamos, e na sequência qual a contribuição da pesquisa enquanto principío educativo para aprática pedagógia do professor.
Para as professoras entrevistadas, a pesquisa é fundamental para o aluno ir a encontro do conhecimento, dessa forma o professor se torna um mediador da aprendizagem.
A pesquisa deve ser compreendida como principío educativo, ela não busca novos conhecimentos para a ciência ou para uma área doconhecimento, e sim conhecimentos novos por meio ação investigativa, construindo e reconstruindo caminhos e de conhecimentos acumulados.
(Justino M.F, 2001, p 43).

E um levantamento de dados, situações, realidades, você...
tracking img