trabalho assalariado e capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTONIA MARIA ALVES DA SILVA
RESENHA SOBRE TRABALHO ASSALARIADO E CAPITAL
Marx ao publicar a obra Trabalho assalariado e Capital, propôs-se descrever de forma popular as relações econômicas queconstituem a base material da luta de classe na sociedade capitalista.
Depois das lutas de classe de 1848 sob formas políticas colossais, é tempo de aprofundar essas mesmas relações econômicas em quese baseiam tanto a existência da burguesia e seu domínio de classe quanto a escravidão dos operários.
O salário é a soma em dinheiro que o capitalista paga por um determinado tempo de trabalho, oupela prestação de um determinado trabalho.O capitalista compra o trabalho dos operários com dinheiro e por sua vez os operários vendem-lhe o seu trabalho a troco de dinheiro. Mas isso acontece naaparência. Na realidade, o que os operários vendem ao capitalista em troca de dinheiro, é a sua força de trabalho. Por tanto, salário e apenas um nome especial dado ao preço do trabalho, é apenas o nomedado ao preço dessa mercadoria particular que só existe na carne e no sangue do homem.
O salário é, por tanto, determinado pelas mesmas leis que determinam o preço de qualquer outra mercadoria.
Ocapital é constituído de matérias-primas, instrumentos de trabalho e meios de subsistência de toda espécie, que são empregados para produzir novas matérias-primas,novos instrumentos de trabalho e novosmeios de subsistência.Todas essas partes constitutivas do capital são criações do trabalho ,produtos do trabalho, trabalho acumulado.Que serve de meio para nova produção que é o capital.
O capitaltambém é uma relação social de produção. E é também uma relação de produção da sociedade burguesa.
O capital não consiste apenas de meios de subsistência, instrumentos de trabalho e matérias-primas, nãoconsiste apenas de produtos materiais; compõe-se igualmente de valores de troca. O capital não é, portanto, apenas uma soma de produtos materiais, é também uma soma de mercadorias, de valores de...
tracking img