Desligamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

O presente trabalho tem como tema o Trabalho Assalariado e Alienado, na prespectiva de Karl Max, pretende ilustrar de uma forma clara e objectiva, as várias implicações que o trabalho assalariado e alienado tinham na vida dos seres humanos ( trabalhadores).
Karl Marx, filósofo Alemão, se preocupava muito com a questão da alienação do homem, principalmente emduas de suas obras, “Os Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844” e “Elementos para a Crítica da Economia Política” (1857-58)”. Procurava demonstrar a injustiça social que havia no capitalismo, afirmando que se tratava de um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia uma grande arma do sistema. Assim, Marx afirma que, a alienação se manifesta a partir do momento que o objecto fabricadose torna alheio ao sujeito criador, ou seja, ao criar algo fora de si, o funcionário se nega no objecto criado. Por sua vez, as indústrias utilizam de força de trabalho, sendo que os funcionários não necessitam ter o conhecimento do funcionamento da indústria inteira, a produção é totalmente coletivizada, necessitando de vários funcionários na obtenção de um produto, mas nenhum deles dominava todoo processo - individualização.
Na sua prespectiva, Marx afirmava que o trabalho assalariado era a forma mais sofisticada das relações sociais de produção capitalista, e que o trabalho, é a mercadoria que todo o assalariado é constragido a vender ao capital, na medida em que só assim, receberia uma contrapartida monetária que lhe permitia sobreviver. E, como os capitalistas eram os dententoresprivados dos meios de produção, o operário embora fosse um homem livre que podia integrar ou não no mercado de trabalho, para adquirir os meios de subsistência, este, era obrigado a vender-se como trabalhador assalariado.
Este trabalho tem como objectivo mostrar como o trabalho assalariado e alienado constituía um problema na vida dos operários/trabalhadores, em relação ao funcionamento dasorganizações. E para a sua concretização, foi com base na leitura do Manual fornecido pelo Docente, Dr. Sotomane, e também através de uma busca feita em vários sites na internet.
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Trabalho Assalariado - Conceito
O trabalho assalariado é a relação de trabalho caracterizada pela troca da força de trabalho (mercadoria) por salário, ou seja, o trabalhador/operário, se vendeno mercado de trabalho realizando um contrato com um capitalista ( detentores privados dos meios de produção), no qual é estipulado um determinado preço o valor da troca da mercadoria-trabalho.
Segundo Karl Marx (1818), o trabalho assalariado era a forma mais sofisticada das relações sociais de produção capitalista, na sua opinião, o trabalho é a mercadoria que todo o assalariado é contrangido avender ao capital, e só assim, receberia uma contrapartida monetária que lhe permeteria sobreviver.
2.2 Trabalho Alienado - Conceito
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, se tornando sua própria negação, refere-se também á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio.
A alienação pode ser vista também como aperda de algum bem material, físico, mental, emocional, cultural, social, político e/ou econômico. Onde o indivíduo/trabalhador não apenas cede mas o recepciona novamente como algo indiferente, o criador se torna criatura as “coisas são humanizadas e os humanos são coisificados”.
Segundo Marx (1818), a alienação não se restringe apenas no mundo do trabalho, mas, na sua prespectiva o trabalhoalienado, é a condição em que o operário é submetido, na medida em que não somente é contrangido a vender-se pelo salário que produz para sua condições de subsistência mínima, mas sobretudo a alienar a sua vida e a sua liberade, transformando-se assim, num objecto manipulado o que no fundo destroi a sua condição de ser humano.

2.3 O Capitalismo – Conceito
O capitalismo é uma economia voltada...
tracking img