Trabalhando com o inimigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHANDO COM O INIMIGO
Desatento, orgulhoso, mandão ou omisso. Driblar as diferenças de personalidade no ambiente de trabalho parece ser mais uma tarefa essencial, porém de difícil cumprimento, para os profissionais.

Se você tem a oportunidade de escolher amigos com os quais divide afinidades e interesses, no escritório tudo é diferente. Você que odeia brigas é obrigado a conviver comalguém que só trata os outros no grito. Se você faz o tipo estressado, depara-se com outro que deseja manter um clima agradável acima de tudo. Além de ter de lidar com colegas que mal cumprem suas tarefas, ou que fazem da sala do escritório uma extensão da casa própria casa.

Reconheceu em sua rotina algumas das situações anteriores? Isso não deve ser motivo para desespero, mas sim paraaprendizado. Melhorar seu relacionamento interpessoal é uma das chaves para o sucesso. Além disso, fazer o possível para manter o ambiente harmonioso e saudável certamente contribui para o desenvolvimento da equipe.

Conheça alguns tipos comuns de colega de trabalho:

O Folgado - É aquele que faz cara de ocupado, mas passa o dia inteiro no MSN combinando festa com os amigos. Na hora das reuniões,tenta levar crédito pelo trabalho de todo mundo e irrita profundamente. Mas como o cara é parceiro de cerveja no final de semana, o povo acaba relevando. Solução: chama o cara para o trabalho. Pede ajuda, envolve a criatura nas atividades realizadas. E se não adiantar, chama o chefe.

O Olheiro - Esse tipo está o tempo todo andando pela empresa. Sabe onde todo mundo está e o que está fazendo. Quemjá terminou o trabalho, quem ainda tem pendências, quantas vezes cada um foi no banheiro ou tomar café. Cuida da vida e do trabalho de todos enquanto o dele se acúmula em cima da mesa. Passa tanto tempo preocupado com o trabalho dos outros que nunca tem tempo pra fazer o seu.

O Fofoqueiro -Apesar de levarmos sempre a fama, os homens são igualmente (ou até mais) fofoqueiros. Em todo lugar temaquela pessoa que gosta de comentar a vida de todo mundo, e nem sempre de uma maneira legal. A maldade destilada atinge desde o nosso desempenho no trabalho até a nossa vida pessoal. Para uma criatura assim, só há uma coisa possível a ser feita: manter distância. Muita distância. Mesmo que tenhamos muita curiosidade para saber o que está acontecendo na vida de todo mundo, a próxima vítima pode servocê.

O Reclamão - O cara passa o dia se lamentando: as pessoas são chatas, o trabalho é insuportável, a vida é uma merda. Meia hora ouvindo aquilo ali e parece que você está carregando o mundo nas costas, de tão negativa que é a sua energia. Solução: educadamente, sugira ao colega que procure uma atividade que lhe dê mais prazer. E ao chegar em casa, não esqueça de tomar um banho com salgrosso.

O Metódico - O cara tem o jeito dele de trabalhar e de fazer as coisas. Ele já tem na cabeça dele qual é o jeito “certo” de realizar determinadas tarefas e se você não faz do jeito DELE você está fazendo tudo errado, ainda que no final o resultado seja exatamente o mesmo.

O Nervoso - Nunca está satisfeito com nada. Sempre com os nervos a flor da pele, explode por tudo. Vê defeito em tudo,reclama, reclama, mas nunca apresenta uma solução. Chega na empresa reclamando e vai embora reclamando.

O Ambicioso - Esse só pensa em subir na vida. Puxa o saco dos superiores, tenta levar crédito por tudo de bom que o setor produz e não tem o menor pudor em puxar o tapete dos outros. Esse tipo é mais comum que a gente pensa. Desconfie de gente muito boazinha e simpática. Abra o olho, nãocompartilhe suas idéias e acredite que terá sucesso mesmo sem se submeter a esse tipo de coisa. Mas não deixe de aprender uma coisa fundamental com essa figura: a vender o seu peixe. Propaganda é a alma do negócio, em qualquer negócio.

O Perseguido - Está o tempo todo falando em complôs. Acha que vai ser mandado embora a qualquer momento. Se você passou por ele logo de manhã e não falou “Bom...
tracking img