Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito e Sociedade, Mesopotâmia e Egito
Direito e Sociedade no Oriente antigo Mesopotâmia e Egito




Dificilmente se separa a sociedade e a evolução do direito. Nicolas Luhmann dizia eclassificava 03 tipos de manifestações ao longo da história; O direito arcaico que se referia aos povos sem escrita; O direito antigo, civilizações urbanas e o 3º seria o direito moderno que se equiparavaas revoluções Francesa e Americana.

Ilustra-se na história 03 fatores sendo; 1, surgimento das cidades. 2,escrita e seu dominio. 3, surgimento do comercio.

Os tres itens acima representam um povoorganizados em tribos ou Clãs onde o papel social quase não havia diferenças, porém a influência religiosa éra grande. O mair problema éra que o direito ainda se formava pelos costumes e acabava seconfundindo com os próprios costumes.Porém ao passar dos tempos, construiu-se um sociedade mais aberta que gerou varios fatores positivos; exemplo: troca de material,intercâmbio entre politicos. Porisso se diz que as primeiras manifestações ocorreram no Egito e Mesopotamia.

É fato que os povos mesopotamicos cresceram em torno dos rios Tigre,Eufrates e Nilo facilitando a vida na épocapricipalmente na navegação fluvial.

Apesar das indiferenças, os povos tinham caracteristicas que se desenvolveram a monarquia como forma de governo. Cada cidade tinha seu governante, de modo contrário amonarquia nas cidades de Tigre e Eufrates se assumia um papél mais humano. O Egito éra pobre em madeira, mas rico em em diversos materiais. Na Mesopotamia quase não havia minerais e o sólo era muitoirregular contendo uma vasta área desertica.

Mesopotamia éra mais dependente do comercio que o Egito.

Devido a complexidade das duas sociedades, ambas se redigiam a um direito mais abstrato do quesimples costumes e tradições. Porém fica claro que o direito arcaico ainda tinha efeito nas civilizações.

Em 2140 a 2004 a/c, maturidade politica e institucional.

O primeiro documento escrito...
tracking img