Mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitose, mecanismo básico de reprodução celular.
A mitose é o processo de divisão celular para a formação de duas células-filhas idênticas. Essa divisão ocorre em quatro etapas: prófase, metáfase,anáfase e telófase.
Prófase: primeira fase da mitose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.
Metáfase: essa fase é ade mais condensação dos cromossomos havendo deslocamento linear dos.
Anáfase: é a fase onde os cromatídeos que constituíam os cromossomos se separam devido à divisão dos centrômeros.Telófase: Última etapa da divisão mitótica, onde agrupa e descompacta os cromossomos, finalizando o processo com a citocinese.

Cânceres, Mitoses descontroladas.
Cânceres é uma classe de doenças desenvolvidas apartir da mitose descontrolada (é quando algumas células - de um determinado tecido - começam a se multiplicar de maneira desgovernada, através de mitoses). 
Às vezes esse processo pode se iniciarquando há alguma lesão, em outras ele é incitado. 
De qualquer maneira, é esse processo de divisão celular descontrolado e excessivo que forma tumores e dá início a desenvolvimentos cancerígenos.Atenção: tanto os benignos como os malignos. O que irá diferenciar esses dois tipos, será o seu nível de propagação dentro do organismo: o benigno se mantém isolado no tecido afetado; já o maligno se"espalha" atingindo e comprometendo outros órgãos. Esse processo de propagação do tumor maligno denomina-se metástase.
As causas para essa reação anormal do organismo variam. E as variedades sãoincontáveis: podem ser genéticas, alimentícias, expositivas (quando há exposição excessiva à radiação, aos raios ultravioletas e a outros elementos), etc.
Se houvesse uma fórmula única cancerígena, seria maisfácil encontrar a cura para o câncer, porém o processo, apesar de variável, não é aleatório.
O importante é saber que câncer não é transmissível, muito menos causado por alguma patogenia. É...
tracking img