Trabalhando com ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE QUÍMICA
ENGENHARIA FLORESTAL

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
TRABALHANDO COM O PH

Roxane Lopes Ferreira Magalhaes

GOIÂNIA,
05 DE ABRIL DE 2013
IntroduçãoConceituando o pHO pH em si significa potencial hidrogeniônico, é um incide que indica a acidez, basicidade ou neutralidade de uma substância. Calcula-se o pH segundo aconcentração de íons de hidrogênio (H+) deste composto {pH = -log [H+]}. Dessa forma, quanto menor o pH, mais ácida a substância, quanto maior o pH, mais básica a substância. Geralmente define-se pH de 0-6 ácido, 7 neutro e de 8-14 básico. Ou seja, menor de 7 ácido, maior que 7 básico.
Para identificar o pH do que iremos analisar, utilizamos substâncias indicadoras. Estas, mudam de cor conforme avariação na quantidade de H+ ou de OH- presentes. Isso porque possuem maior concentração de íons de hidrogênio H+ as substâncias ácidas e as básicas íons de OH-, indicando exatamente o teor de pH. Existem diversas substâncias indicadoras, como indicadores ácido-base. Exemplos: fenolftaleína, que se torna rosa em meio básico e incolor em meio ácido; alaranjado de metila, tornando-se amarelo em meiobásico e vermelho em meio ácido. “Talvez o mais difundido, seja o indicador universal que é uma mistura de vários indicadores. É constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substância de pH desconhecido altera sua cor originalpara a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela (SILVA, 2012)”. Este foi o indicador que utilizamos durante a aula prática.
“O papel tornassol é um tipo especial de papel desenvolvido semelhante ao que acompanha o indicador universal, mas não possui tabela de comparação, pois seus resultados possíveis são apenas dois, sendo róseo para substancia ácida e vermelhopara substancia básica, não sendo capaz de indicar o valor numérico do pH da substância (SILVA, 2012)”.
Ao utilizar-se o indicador universal, podemos obter uma escala de cores semelhante à da Figura:

http://www.notapositiva.com/pt/apntestbs/quimica/imagens/08_reacoes_transf_quimicas_01_d.jpg
Figura 1. Escala de pH em cores, utilizando indicador universal.

“Existe um método mais preciso, é ochamado peagâmetro, consiste em uma máquina especializada em medir o pH de substâncias fornecendo valores mais exatos (SILVA, 2012)”. Não utilizamos o peagâmetro durante a atividade.

Conceituando solução-tampãoAlgumas soluções na química agem de maneira que não permitem que haja uma grande variação de pH de uma solução. Isso significa que, quando se adiciona ácido ou base à solução, sob certascondições, a solução permanecerá com o seu pH inalterado. Estas soluções são chamadas de soluções tampão. “Um tampão, normalmente, é uma solução que contém um par ácido-base conjugado fraco, que resiste consideravelmente à variação de pH quando pequenas quantidades fortes de ácido ou de base são adicionadas a essa solução (SILVA et al, 2010)”.
“O conceito original de ação tamponante surgiu deestudos bioquímicos e da necessidade do controle do pH em diversos aspectos da pesquisa biológica, como por exemplo em estudos com enzimas que têm sua atividade catalítica muito sensível a variações de pH. Neste contexto, em 1900, Fernbach e Hubert, em seus estudos com a enzima amilase, descobriram que uma solução de ácido fosfórico parcialmente neutralizado agia como uma proteção contra mudançasabruptas na acidez e alcalinidade (in SILVA, 2012)”.
Então, soluções tampão são as soluções que abrandam sua variação de pH, o pH nestas soluções praticamente mantêm-se o mesmo, ainda que haja adição de poucas quantidades de ácido ou de bases.
“Uma solução tampão pode ser formada ou por um ácido de natureza fraca e por um sal formado a partir da reação entre este ácido e uma base forte (sal de...
tracking img