Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE DESPORTO EDUCACIONAL
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ITABERAÍ

PROJETO DE VOLEIBOL: Valorize essa Ideia

Itaberaí, 06 de Março de 2013.
ESTRUTURA GERAL

1- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

* Projeto Voleibol: Valorize essa Ideia
* Duração: Janeiro à Dezembro
* Alunos participantes: 36 alunos
* SubsecretariaRegional da Educação
* Itaberaí-Go.
* Colégio Estadual “Benedito Pinheiro de Abreu”
* Professor responsável: Benedito Wagner Vieira.
* Itaberaí, 06 de Março de 2013.

2 – JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem o propósito de possibilitar aos alunos do Colégio Estadual “Benedito Pinheiro de Abreu”, uma prática esportiva bem orientada e saudável, na busca da qualidade de vida e nointuito de colocar em prática os fundamentos do voleibol, preparando seus participantes para serem futuros atletas e cidadãos socializados, que respeitem as diferenças individuais.
Já está comprovado que a criança/adolescente que pratica esporte, vive melhor e melhora seu desempenho escolar, pois a importância do trabalho em grupo está na valorização da interação dos educandos, como fonte dedesenvolvimento social, pessoal e intelectual. A prática do voleibol possibilita que o educando melhore sua coordenação motora, viso-motora, rapidez de raciocínio, além do mais, que compreenda as diferenças individuais, respeitando-as.
Sendo assim, este projeto é de fundamental importância para o ser humano enquanto ser social, para a escola, a família e a sociedade, pois é na convivência e naspráticas pacíficas que reside maneiras eficazes de crescimento coletivo e individual, que eleva o homem e transforma-o em verdadeiro cidadão. O Projeto Prodec visa trabalhar o aluno em sua totalidade, integrando-o a sociedade, dando-lhe a oportunidade de vivenciar esportes coletivos, como os Jogos Estudantis, Festivais Escolares e outros, sendo que os mesmos estão inseridos no PPP e PDE da Escola.
Deacordo com a LDB é dever do estado para com a educação, a participação efetiva dos portadores de deficiência (Art. 205 e Art. 208 - Da Educação, da Cultura e do Desporto"). Neste mesmo Capítulo III, o Art. 217, caracteriza como "dever do estado, fomentar práticas desportivas formais/não formais, como direito de cada um.
Portanto, observamos que nos respectivos artigos encontramos referências àeducação como direito de todos, incluindo o portador de necessidades especiais, que é uma das preocupações deste Projeto.

3 – Objetivo:
Geral:
Oportunizar a prática do voleibol a crianças e adolescentes de ambos os sexos, como meio de educação e cultura com vista na promoção social e a saúde, bem como a formação da cidadania.

ESPECÍFICOS:

* Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer evivenciar o Voleibol numa abordagem didática pedagógica, com ênfase no valor educativo de sua prática.
* Identificar as fases de aprendizagem: criar formas de trabalho, sequência pedagógicas, visando a aprendizagem e fixação dos conteúdos; Conhecer a evolução do voleibol no mundo e no Brasil, bem como suas regras básicas, relacionando sua aplicabilidade no âmbito escolar, na recreação e lazere na iniciação esportiva.
* Reconhecer na convivência e nas práticas especificas, maneiras eficazes de crescimento coletivo, dialogando, refletindo e adotando uma postura democrática sobre diferentes pontos de vista, postos em debate.
* Preparar os alunos para que tenham um melhor desempenho nos jogos estudantis;
* Desenvolver as capacidades físicas necessárias para a execução doselementos: coordenação, equilíbrio, agilidade, velocidade, força.
* Desenvolver uma consciência corporal.

4- CONTEÚDO:

* Histórico do voleibol e seu crescimento mundial;
* As características especificadas do voleibol;
* As regras básicas;
* Introdução ao toque;
* Condicionamento físico;
* Levantada;
* Manchetes;
* Saque Conceitos e finalidades – processos...
tracking img