Trabalgo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁNALISE CRITICA DA DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS.

Esse semestre,especificadamente na disciplina de GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS conseguimos adquirir um grande conhecimento deste novo modelo de gestão. Em suma podemos dizer que a gestão de pessoas por competências é um modelo de gestão que contribui para o planejamento estratégico de RH. Por meio da utilização destemodelo é possível saber quais são as competências individuais e organizacionais necessárias à organização para atingir os objetivos estratégicos, bem como o que deve ser feito para buscar novas competências ou para aprimorar as já existentes.
Segundo Chiavenato (1999), “... na era da informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações.Mais do que isso, deixou de ser um desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas.” O autor evidencia que, neste novo contexto, as pessoas são fundamentais para que a organização enfrente as ameaças e perceba as oportunidades, já que as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) e passam a ser seres dotados de competências.
Pelo fato defato de nós já termos ou estarmos vivenciando essas mudanças nas organizações, foi muito fácil de associar toda teoria ensinada em sala de aula com a prática do nosso dia-a-dia.
As aulas ajudaram além de todo conhecimento adquirido também acrescentou experiências nas relações interpessoais na sala, pois neste semestre tivemos um grande numero de trabalhos em grupo, com pessoas que ainda não havíamosnos relacionado.
Agora o que não podemos deixar de ressaltar foi o método utilizado no inicio do semestre, quando a Professora nos propôs a elaboração do trabalho, onde a docente separou vários temas que estavam ligados diretamente à gestão por competência e nos desafiou à pesquisar sobre um modelo de gestão de competências utilizado para a implantação da mesma.Isso foi extremamente importânciapois não se tratava de algo simples, foi um desafio que nos motivou a pesquisar, eu mesma ligava todos os dias para as meninas de T&D tirava minhas dúvidas, compartilhei muita experiência, descobri coisas da organização que faço parte que outrora não era do meu conhecimento e isso fez nascer em mim um desejo enorme de uma especialização nesta área.
Outro fator relevante é a experiência que adocente compartilhava conosco, fazendo com que aqueles que não tinham uma visão da teoria aplicada na prática conseguisse enxergar exemplos da disciplina nas organizações.



Gestão Por Competências - Metodologia de Implantação.

INTRODUÇÃO:

O conceito de Competência está definido no dicionário Webster (1981,
p.63) como “ter suficiente conhecimento, julgamento, habilidades ou força paradeterminada tarefa”. O dicionário Aurélio (2004, p.249), de língua portuguesa,
define o termo como “a capacidade para resolver qualquer assunto”. Muitas
são as definições do termo, mas ainda não existe um conceito definitivo. A
definição dependerá do contexto em que o conceito for aplicado.

A Gestão de pessoas por competências tem como objetivo principal alcançar os objetivos da Organização através doalinhamento da Missão, Visão e Valores; as estratégias do Negócio com as estratégias do Capital Humano.
Não obstante para que esse modelo Gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico. Ter a clareza e foco no futuro é uma questão de sobrevivência organizacional.
AGestão por Competências é a integração de idéias, conceitos e práticas de Gestão de Pessoas. Desta forma, é impossível pensar num RH Departamental, mas sim num RH Estratégico e Integrado.
A implantação do Modelo de Gestão por Competências é influenciada por diversos fatores que irão permitir o avanço nesse processo. Por exemplo: Plano estratégico da Organização; nível de maturidade gerencial e da...
tracking img