Trabalgo Geologia

2292 palavras 10 páginas
A UU AL
A L

7

Projeção ortográfica de sólidos geométricos
N

a aula anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modelo em um único plano algumas vezes não representa o modelo ou partes dele em verdadeira grandeza.
Mas, para produzir um objeto, é necessário conhecer todos os seus elementos em verdadeira grandeza.
Por essa razão, em desenho técnico, quando tomamos sólidos geométricos ou objetos tridimensionais como modelos, costumamos representar sua projeção ortográfica em mais de um plano de projeção.
No Brasil, onde se adota a representação no 1º diedro, além do plano vertical e do plano horizontal utiliza-se um terceiro plano de projeção: o plano lateral horizontal, lateral.
Este plano é, ao mesmo tempo, perpendicular ao plano vertical e ao plano horizontal. Projeção ortográfica do prisma retangular no 1º diedro
Para entender melhor a projeção ortográfica de um modelo em três planos de projeção você vai acompanhar, primeiro, a demonstração de um sólido geométrico - o prisma retangular (modelo de plástico nº 31) - em cada um dos planos, separadamente separadamente. 7

Introdução

Nossa aula

A

A U L A

7

Vista frontal
Imagine um prisma retangular paralelo a um plano de projeção vertical visto de frente por um observador, na direção indicada pela seta, como mostra a figura seguinte.
Este prisma é limitado externamente por seis faces retangulares duas são retangulares: paralelas ao plano de projeção (ABCD e EFGH); quatro são perpendiculares ao plano de projeção (ADEH, BCFG, CDEF e ABGH).
Traçando linhas projetantes a partir de todos os vértices do prisma, obteremos a projeção ortográfica do prisma no plano vertical. Essa projeção é um retângulo idêntico às faces paralelas ao plano de projeção.

Imagine que o modelo foi retirado e você verá, no plano vertical, apenas a projeção ortográfica do prisma visto de frente.

A projeção ortográfica do prisma, visto de frente no plano vertical, dá

Relacionados