Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
15 Oct
Sistema da produção enxuta – um conceito ao alcance da pequena empresa
Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta está baseado no Sistema Toyota de Produção esurgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta derecursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções,Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.
A base do Lean está na eliminação de desperdícios sob o ponto de vista do clientefinal. Assim, dentro de um processo produtivo, é necessário definir o que é valor, isto é, o que o cliente está disposto a pagar no produto final. A análise visa descobrir osprocessos que realmente agregam valor para o produto final.
Os 7 desperdícios que o sistema visa eliminar:
* Superprodução, a maior fonte de desperdício;
* Tempo deespera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados;
* Transporte, nunca geram valor agregado no produto;
* Processamento, algumas operações deum processo poderiam nem existir;
* Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz;
* Movimentação;
* Defeitos, produzir produtos defeituosos significadesperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.
É um conceito filosófico porque possui uma base muito forte na aceitação da ideia por todosos integrantes da fábrica, já que as pessoas tornam-se a chave do sucesso. E para isso, também existe uma gama de ferramentas que auxiliarão nessa eliminação de desperdícios
tracking img