Toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia Da Toyota
A história da Toyota remonta ao final do século XIX, com Sakichi Toyoda. Filho de camponeses, Sakichi cresceu em uma remota comunidade agrícola na região de Nagoya, no Japão. Hábil funileiro e inventor, Toyoda empenhou-se na criação de máquinas de tear mais eficientes, como por exemplo, o tear movido à energia elétrica, impulsionando, assim, a indústria têxtil da região. Em1926, inaugurou a Toyoda Automatic Loom Works, empresa que iria dar surgimento ao Grupo Toyota.
Aspectos pessoais da personalidade de Toyoda são exemplos até hoje dentro da empresa: inovador e idealista pragmático, Sakichi aprendia “fazendo”. Incansável na busca por suas metas, era um líder pelo exemplo.
O ramo automotivo da empresa foi fundado em 1930, por Kiichiro Toyoda, filho deSakichi Toyoda. Vislumbrando as mudanças pela qual o mundo passava na época, Sakichi identificou que rapidamente os teares automáticos se tornariam tecnologia do passado enquanto os automóveis eram a tecnologia do futuro. Em visita à Inglaterra, Kiichiro negociou a venda dos direitos de patente das máquinas de tear criadas por seu pai, e usou o capital para iniciar a construção da Toyota MotorCorporation.
Hoje em dia a Toyota é considerada a maior fabricante de automóveis do mundo, superando a rival norte-americana GM em maio de 2007.


Fundação do modelo do Toyotismo
O Toyotismo surgiu numa época em que a estrutura o capital se encontrava em crise, onde o capitalismo buscava mudanças no próprio processo produtivo.,o engenheiro japonês Eiji Toyoda passou alguns meses emDetroit conhecendo a indústria automobilística americana, sistema dirigido pela linha fordista de produção, onde o fluxo normal é produzir primeiro e vender depois quando já dispunham de grandes estoques.  Toyoda ficou impressionado com as gigantescas fábricas, a quantidade de estoques, o tamanho dos espaços disponíveis nas fábricas e o alto número de funcionários. Para ele, naqueles moldes, seu país,arrasado por um período pós-guerra, não teria condições de desenvolver uma forma semelhante de produção. Para conseguir competir então, nos grandes mercados, a Toyota precisaria modificar e simplificar o sistema da empresa americana Ford. Na procura de soluções para esse encaminhamento, Toyoda e seu especialista em produção Taichi Ohno, iniciaram um processo de desenvolvimento de mudanças naprodução. Introduziram técnicas onde fosse possível alterar as máquinas rapidamente durante a produção, para ampliar a oferta e a variedade  de produtos, pois para eles era onde se concentrava a maior fonte de lucro. Obtiveram excelentes resultados com essa idéia e ela passou a ser a essência do modelo japonês de produção.
O espaço para armazenamento da produção era outro obstáculo para os japoneses, porisso, as mercadorias deveriam ter giro rápido, e a eliminação de estoques, ainda que parecesse impossível, estava nos projetos de Toyoda. A partir de então, regras criteriosas foram incorporadas gradativamente à produção, caracterizando o que passou chamar toyotismo, (ou Ohnismo, devido aos nomes Toyoda e Ohno). Partiram do princípio de que qualquer elemento que não agregasse valor ao produto,deveria ser eliminado, pois era considerado desperdício e classificaram o desperdício em sete tipos principais: tempo que se perdia para consertos ou refugo, produção maior do que o necessário, ou antes, do tempo necessário, operações desnecessárias no processo de manufatura, transporte, estoque, movimento humano e espera.   

Modelo de Produção
Ressaltamos os seguintes principais pontos :trabalhos em grupos, com várias responsabilidades e agrupados a um líder; operários responsáveis pela qualidade, possuíam autonomia para a produção sempre que identificassem problemas nos produtos, gerando a longo prazo um aumento significativo na qualidade; rede de fornecedores / grupos de fornecedores, agrupando-os por funções dos produtos, buscando uma parceria de longo prazo; Just-in-time,...
tracking img