Toxicodependente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em primeiro lugar é preciso entender que o fator mais importante que condiciona o sucesso do tratamento é a própria motivação do toxicodependente para resolver o seu problema. Se estetoxicodependente não desejar resolver o seu problema e deslocar-se a um CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes) por chantagem da família, polícia ou juiz, existem poucas possibilidades de sucesso.
Isto nãoimpede que a família ou os amigos devam pressionar o toxicodependente a deslocar-se a um CAT, pois esta deslocação, embora possa não servir para "curar" imediatamente o toxicodependente, poderá sempreservir para quebrar o gelo entre ele e o CAT, deixando uma porta aberta para a inevitável ocasião em que ele começa a sentir a necessidade de apoio técnico adequado.
Infelizmente, também estesmomentos de motivação para deixar a droga frequentemente não são genuínos, porque estão associados à dificuldade em arranjar dinheiro para comprar droga, a doenças, ou a problemas com o trabalho, a políciae a família.
No entanto, todos estes momentos de maior motivação explícita, constituem ocasiões fundamentais para avançar uma relação de confiança entre o terapeuta, a família e o toxicodependente.Se houver recaídas porque a motivação era fingida ou apenas fraca, ao invés de desesperar, há que simplesmente mostrar que a porta está aberta para uma próxima oportunidade.
A família tem umainfluência primordial na motivação do toxicodependente devendo manter a disponibilidade, a negociação, a disciplina e o encorajamento.
O quadro seguinte diferencia alguns comportamentos positivos e negativosque a família pode ter para com o toxicodependente:

Comportamentos perante um toxicodependente
Comportamentos Negativos | Comportamentos Positivos |
* Perseguir para vigiar otoxicodependente. * Dramatizar os seus primeiros consumos. * Culpabilizá-lo e recriminá-lo continuamente. * Fingir que não dá importância ao problema. * Deixar-se desrespeitar pelo toxicodependente. *...
tracking img