Relatório Temático: "Os excluídos da sociedade de consumo: toxicodependentes, psicopatas e sem-abrigo nas prisões americanas"

3372 palavras 14 páginas
Relatório Temático
Introdução à Sociologia

Os excluídos da sociedade de consumo: toxicodependentes, psicopatas e sem-abrigo nas prisões americanas
Loïc Wacquant

Relatório Temático

Introdução à Sociologia

Patrícia Daniela Vieira Lima

Índice

Introdução
A sociedade terá sempre tendência para ter comportamentos discriminatórios para com alguns grupos sociais que possam possuir algum tipo de diferença dos modelos idealizados. Apercebemo-nos disso através de um simples passeio ou da visualização de uma passagem televisiva. As questões que se colocam agora são: até que ponto vão os preconceitos das pessoas? Não ultrapassarão eles os limites? Não desrespeitarão os direitos humanos? Não existem coisas mais importantes para as quais devíamos canalizar a nossa atenção?
A verdade é que apesar de reconhecermos que cometemos atos discriminatórios para com outras pessoas, não temos consciência das implicações que isso pode vir a ter na vida dessas mesmas pessoas. É mais fácil lidar com os problemas se simplesmente os ignorarmos. Mais eficaz é ainda se a sociedade tiver algum mecanismo de “remoção” dessas mesmas pessoas. Elas simplesmente vão desaparecendo, mantendo-se apenas aquelas que são consideradas “normais”.
Este tema vai ser a questão principal da minha crítica. Escolhi-o porque considero que é essencial que a sociedade tenha consciência da forma como certas pessoas são tratadas, apenas por serem diferentes. Considero que, numa sociedade moderna, deveria ser possível aceitar-se as diferenças.
O texto “Os excluídos da sociedade de consumo: toxicodependentes, psicopatas e sem-abrigo nas prisões americanas” de Loïc Wacquant vai servir de base à minha crítica, na qual me fundamentarei para falar sobre este assunto. O texto fala-nos sobre a sociedade americana, que utiliza as prisões como “depósito da escória e dos desperdícios humanos de uma sociedade cada vez mais submetida à ditadura do mercado”

Relacionados

  • Sem Abrigo
    216539 palavras | 867 páginas