Toulouse lautrec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOULOUSE LAUTREC
O Pintor Dos Cabarés

Acadêmico Leandro Bruck
Msa. Heleuza Carrilho Tuka De Almeida
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART 0056) – Prática do Módulo
20/06/2012

RESUMO

Henri de Toulouse-Lautrec, herdeiro de uma família aristocrática em Albi na frança, era ainda guri, e sofrera acidentes, que quebrariam suas pernas, oque afetou o seu crescimento, mas foi a partir daí que começou a pintar ao ar livre nas fazendas de seu pai. Sua mãe a condessa Adele, a pedido de seu filho, o matriculou em uma das melhores escolas de arte de Paris, e aos 17 anos, Henri foi estudar o movimento impressionista em paris. Onde conheceu artistas famosos, dentre os quais o Van-Gogh ( Toulouse fez um retrato perfeito de Van-Gogh sentadoa mesa de um café), Degas, dentre outros. Henri começou a freqüentar cabarés da cidade luz, e o seu preferido era o Moulin Rouge, onde logo ficou famoso, com seus desenhos e litografias, conheceu e ficou amigos de artistas, boêmios, intelectuais e prostitutas. O dono deste famoso cabaré convidará Toulouse, para este fazer um cartaz para o show de uma dançarina famosa da época. Henri gostava deretratar, prostitutas, dançarinas, operarias e pessoas do dia a dia, independente de sua classe social. Dentre algumas de suas obras mais famosas estão “La Goulue” com Louise Weber, o cartaz litográfico “Moulin Rouge”1891, “Jane Avril” a dançarina elegante e seu amigo o artista “Aristide Bruant”. Dentre tantos outros. Criticado muitas vezes, e acusado de fazer apologia a degradação moral. Seguiu osintetismo de Van-Gogh, e tornou-se a pai dos cartazes modernos, com a estilização dos tipos, contraste das cores em litografia que ficaram famosos em toda a Paris. Em 1901, em decorrência de suas abusivas investidas alcoólicas, sua frágil estrutura, e também ao vicio em absinto, morre Henri de Toulouse-Lautrec, nos braços da Condessa Adele, sua mãe.

Palavras-chave: Condessa Adele,Impressionismo, Van-Gogh, Degas, Sintetismo Moulin Rouge, Litografia, La Goulue, Jane Avril.

1 INTRODUÇAO:

Em 1864, nascia em Albi, na França, Henri De Toulouse Lautrec, pertencente a uma das famílias mais ricas da Europa.
Interessou-se pela arte quando ainda pequeno e desenhava os animais nas fazendas que pertenciam a sua família. Sofreu dois acidentes que acabaram afetando o seu crescimento.
Masa partir daí, ele refletiu que poderia continuar aproveitando a vida ao ar livre que tanto gostava, pintando e desenhando tudo que estava ao seu redor, inclusive seu próprio pai chegando a uma carruagem, pintura considerada por muitos, algo inconcebível para alguém de apenas 16 anos.
Aos 17 anos, Henri foi estudar na França, onde conheceu e freqüentou o atelier de mestres impressionistas daépoca, e conheceu um ilustre colega do curso de arte chamado Vincent Van Gogh, o qual fez um retrato sentado à mesa de um café em Paris.
Tornou-se amigo de artistas famosos, como por exemplo, Pierre-Auguste Renoir e Camille Pissaro, mas seu artista preferido era Edgar Degas. Henri freqüentava regularmente o cabaré conhecido como Moulin Rouge, inclusive foi lá onde ele teve suas maiores inspirações ecriações, fazendo desenhos de tudo que acontecia ao seu redor. Artistas, boêmios, prostitutas e também pessoas comuns, muitos deles utilizou a técnica de litografia, onde os trabalhos eram impressos sobre uma pedra polida, e foi a pedido do próprio dono do Moulin Rouge, que começou a fazer cartazes, que mais tarde se tornariam famosos em toda a Paris. Foi um seguidor do impressionismo de VanGogh, mas aprimorou seu próprio estilo, usando inclusive a fotografia e algumas gravuras para fazer suas composições.
Apesar de sua fama estar se alastrando por toda a Paris, em função de seus cartazes, Henri sentia-se infeliz, pela sua condição física, e começou a beber e ir a festas todas as noites, chegando a ficar doente e sendo internado pela família, tendo as vezes que fazer longas...
tracking img