Toulouse-lautrec. moulin rouge, la goulue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE LETRAS E ARTES
ESCOLA DE BELAS ARTES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA ARTE
História da Fotografia e Artes Gráficas – Professor César Bartholomeu









TOULOUSE-LAUTREC. MOULIN ROUGE, LA GOULUE

Thaís Juliana Silva Pereira
DRE: 109059861












Rio de Janeiro, RJ
24 de setembro de 2012
Em seu pôster maiscélebre – o Moulin Rouge, La Goulue – podemos ver a particularidade das obras de Toulouse-Lautrec. Ele captava com maestria a diversidade, o espírito da época, o exibicionismo, a felicidade e até mesmo a melancolia em uma arte analítica e crítica de uma forma quase brutal. As manchas coloridas presentes de forma quase aleatória na obra, onde partes coloridas disformes contrastam com formas tambémcoloridas onde podemos ver se são os expectadores da dança de Louise. Seu companheiro nas danças, Jules Étienne Edme Renaudin, ou apenas Valentin le Désossé como era conhecido artisticamente, é representado como uma forma quase que completamente marrom-avermelhada, mas ainda conseguimos ver suas feições, coisa que não possível nas figuras presentes no fundo e nas manchas amarelas, que podemosreconhecer como a iluminação. Apenas a personagem principal é feita de forma mais naturalista, mas ainda assim o tratamento não é realista, as cores utilizadas não são frutos de uma observação e sim de uma escolha do artista, tal como podemos ver nas obras de Van Gogh ou de Matisse posteriormente. As manchas também estão presentes na parte representativa de Louise, a saia é feita com uma grande partebranca, onde não podemos delimitar as camadas da saia ou as roupas de baixo da dançarina, assim como as meias vermelhas se confundem com o sapato também vermelho, tornando tudo uma coisa só.




























Seu cartaz possui diversos pontos persuasivos, pontos esses que atraem a atenção do público quase que imediatamente. A forma com que a mulher éretratada, Louise, por exemplo, fugia dos modelos femininos da época, era solta, livre de regras, independente, vivia a vida da forma que queria. Ao contrário das demais mulheres que estavam presas à família, a mercê dos pais ou maridos, só poderiam trabalhar em tecelagens ou fábricas de costuras, ambientes puramente femininos. As dançarinas de cabaré fugiam do padrão, do exemplo feminino clássico, porisso eram tão procuradas para servirem de modelo para os artistas. Elas não se sentem envergonhadas pela forma que será retratada, não se sente retraída por uma possível nudez ou movimentação necessária. Como são acostumadas a seduzir, a sensualidade está quase que nata a ela, quase a flor da pele. Louise é a principal representação em seu cartaz. Ela é o foco das atenções e a principal fonte deinspiração de Toulouse-Lautrec.

A cor não é apenas um complemento, não é apenas um elemento decorativo. Tem função diretamente ligada à expressão da obra, ao que o expectador sentirá ao olhar diretamente para o cartaz, todo o impacto inicial é dado pela mistura e pelo uso das cores. As cores quentes – como o amarelo, o vermelho, laranja – estão compondo a personagem principal do cartaz,enquanto os outros personagens estão quase que a sombra dela, como se ela fosse tão importante que ofuscasse todos ao redor. A tipografia também é ressaltada pela, principalmente na escrita do “Moulin Rouge” o grande M maiúsculo em vermelho atrai logo a nossa atenção.

O movimento é algo que foge completamente do ideal clássico e entra diretamente nas distorções utilizadas pelos artistasmodernos. Louise é retratada durante um movimento de dança que impossibilita saber identificar algumas partes do seu corpo. A forma com que ela está parada de costas é bem sensual, pois evidencia uma parte específica do corpo, talvez numa referência a algum passo de dança do cancan.

Toulouse-Lautrec viveu e fez a maioria de suas obras durante um período denominado Belle Époque, onde Paris...
tracking img