torno

Páginas: 10 (2300 palavras) Publicado: 28 de junho de 2013
1 Torno mecânico ,

Torno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. 
O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada.
1.1 Torno mecânico de Leonardo DaVinci
Devido a essa “simples” invenção, possibilitou-se a criação de uma gama de equipamentos importantes para a área de Fabricação Mecânica, especialmente para a época. Para ilustrar isso, deve-se lembrar de que peças de equipamentos bélicos precisam ser fabricadas no torno mecânico, como parafusos, rodas, entre outras.Cabe ressaltar que ao pensar na mobilidade e tecnologia que foi atingida háquase 600 anos depois da existência de Leonardo da Vinci, grande parte do aparato que possibilitou isso passa pela invenção do século XV. Desde uma bicicleta até um carro de luxo, muitas são as peças que são concebidas pela usinagem em um torno, e a concepção das mesmas não seria possível de outra forma. Os tornos mecânicos atuais tiveram um desenvolvimento notório desde sua concepção. Hoje, aocontrário do projeto original, que era formado por um grande disco movido por um pedal, a rotação se deve a motores elétricos que fornecem uma velocidade de rotação maior, possibilitando a usinagem de materiais mais resistentes.
2 Desempenho do torno
Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinasferramentas, como fresadora, plaina,retífica ou furadeira.
2.1 funcionamento
Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são:
A) Movimento de corte
É o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.
B) Movimento de avanço
É o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície dapeça.
C) Movimento de penetração
É o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco. Variando-se os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações.
3 Obtenção e resultados
4 4. OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
O torno executaqualquer espécie de superfície de revolução uma vez que a peça que se trabalha tem o movimento principal de rotação, enquanto a ferramenta possui o movimento de avanço e de translação. Permite, portanto, usinar qualquer obra que deva ter seção circular e qualquer combinação de tais seções. Podem ser fabricados eixos, polias, pinos, buchas e toda espécie de peças roscadas. Além de tornear superfíciescilíndricas externas e internas, o torno pode usinar superfícies planas no topo das peças, superfícies cônicas, esféricas e perfiladas, facear, abrir rasgos, entalhes, ressaltos e golas. O torno também pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, detalonar, enrolar molas, polir peças (com uso de lima fina, lixa ou esmeril), etc.
As operações fundamentais realizadas por um torno são: cilindrar,rosquear, facear, sangrar, tornear cônico, perfilar, broquear e mandrilar.
4.1 4.1. CILINDRAR (TORNEAMENTO CILÍNDRICO)
Operação obtida pelo deslocamento da ferramenta paralelamente ao eixo da peça. O torneamento cilíndrico pode ser externo ou interno (fig. 6 e 7).
O deslocamento retilíneo da ferramenta pode ter qualquer dos dois sentidos, do mesmo modo a rotação da peça, se inverte a arestacortante da ferramenta, caso comum, no torneamento interno.

: Torneamento cilíndrico externo.
Torneamento cilíndrico interno.
4.2 4.2. ROSQUEAR (FILETAR)
É a operação que consiste em abrir rosca em uma superfície externa de um cilindro ou cone e no interior de um furo (fig. 8 e 9). Para filetar, há necessidade de dois movimentos: rotação da peça e translação da ferramenta (avanço).
 
:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Torno
  • torno
  • torno
  • Torno
  • Torno
  • Tornos
  • Tornos
  • Torno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!