Toracocentese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Toracocentese
A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar uma drenagem pleural, ou seja, remover acumulações anormais delíquido ali presentes, bem como realizar biópsias da pleura, ou seja, obter amostras de tecido.
A toracocentese é realizada preferencialmente com o doente sentado, ligeiramente inclinado para frente eapoiado. No entanto, caso seja necessário, pode também ser realizada com o paciente deitado. O local da toracocentese depende das circunstâncias específicas para que é realizada. (HOSPITAL DA LUZ,2011) Para identificar a presença e o nível do derrame pleural e determinar o local da toracocentese podem ser necessários exames imagiológicos, além do exame físico do doente. (HARVARD MEDICAL SCHOO,2011)
Depois de determinado este local, a região da pele onde será inserida a agulha de toracocentese, entre duas costelas, é preparada e anestesiada, sendo então a agulha inserida até à cavidadepleural. Para realizar uma drenagem pleural é depois inserido um cateter através da agulha que permitirá aspirar o líquido presente. No caso de uma biópsia da pleura é usada uma agulha específica paracolher amostras de tecido.
Terminada a toracocentese é colocado um penso sobre o local da intervenção, pode ser administrada alguma medicação analgésica e não são necessários quaisquer outros cuidadosespeciais. (HOSPITAL DA LUZ, 2011)

Intervenções de Enfermagem

Antes | Durante | Depois |
- Informar corretamente o paciente acerca do exame, dando ênfase às v antagens do mesmo;- Tranquilizar opaciente e pedir a sua colaboração no sentido de permanecer imóvel durante a punção;- Avaliar inicialmente os Sinais Vitais e a função respiratória;- Assegurar a privacidade do paciente através dofecho das cortnas ou biombos;- Manter ambiente aquecido e não despir demasiado o paciente; - Ajudar a colocá-lo na posição correta e expor a zona de punção. | - Colaborar com o médico na anestesia,...
tracking img