Todos contra dante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos Contra D@nte

O livro que deu origem ao nosso trabalho é baseado em fatos reais e narra a história de Florentino, também conhecido como Dante. Dante é apreciador da Divina Comédia deDante Alighieri e alimenta uma paixão secreta por uma amiga de seu antigo bairro. Aluno novo, Florentino é ridicularizado e hostilizado por causa de sua aparência e origem humilde. Vindo de um bairromais pobre, logo a aparência dele e sua classe social viram combustível para o riso dos colegas. A perseguição se torna sistemática e ganha força com a utilização dos meios eletrônicos nociberespaço, onde, no confortável anonimato de uma comunidade na internet, inúmeros jovens ridicularizam e hostilizam Dante. O que era para ser apenas "brincadeira" de adolescentes ganha dimensões trágicas,extravasa o âmbito virtual e se instala como ameaça concreta. As conseqüências serão devastadoras.
O personagem é vítima de agressões por seus “colegas”. Desde xingamentos velados e bilhetinhosameaçadores até comunidades depreciativas na internet, chegando às vias de fato, quando o menino sofre uma agressão física que o leva ao coma. A sensação de impunidade parece rondar os agressores,adolescentes na faixa dos 13 anos. A omissão - da escola e dos pais - está presente em todo o livro. A história tem o final trágico com a morte do jovem após o espancamento. É impossível sair da leiturasem sentir pelo menos um incômodo no fundo do peito. É literatura misturada com realidade. Aqui não há fantasia. Luis Dill disseca o falso moralismo e expõe uma ferida social.
Verificamosque não só o tema, mas também a linguagem e a estrutura do texto buscam proximidade com o universo jovem. O seu diferencial gráfico está na estrutura que se assemelha aos blogs, comunidades, chats e nalinguagem utilizada pelos jovens na internet. A narrativa se desenrola a partir de links, nos quais as páginas da esquerda se ligam às páginas da direita, adiantando o desenvolvimento da história....
tracking img