Sao tomas de aquino e a ideia medieval de estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLASTICA
Período compreendido entre os séculos IX a XVI, onde ocorre a sistematização da filosofia crista , sofrendo grande influencia de Aristóteles
O nome escolástica está ligado ao fato de Carlos Magno ter fundado escolas ligadas as instituições católicas no período da renascença carolíngia. A educação, no entanto, possuía modelo romano, mas tudo estava submetido a teologia. Foi umperíodo de produção filosófico-teológica
Fases da escolástica:
Suas divisões foram pautadas no critério da buscada harmonia entre Fe e razão.
1° fase: compreendida entre o século IX ao século XII, pautada na confiança na harmonia entre a Fe e a razão.
2° fase: compreendida entre o século XIII ao inicio do século XIV, pautada na crença da harmonia parcial obtida entre fé e razão.
3° fase:compreendida entre o século XIV ate o século XVI, período tido como o da decadência da escolástica, pois havia diferenças entre Fe e razão.
A questão dos universais:
O método escolástico privilegiava o estudo da linguagem para depois passar para o exame das coisas.
Os universais, ou seja, as idéias gerais é exatamente a relação entre as coisas e seus conceitos, tanto lingüísticos, gnosiológicos eteológicos. A partir disso surgiram duas concepções, a do realismo que dizia que de fato os universais existem que esse termo seria uma entidade metafísica, essência separada das coisas individuais. É algo que existe na mente divina.
Para a concepção nominalista, os universais são apenas palavras vazias, nomes, convenção, sendo que existem apenas os seres singulares.
São tomas de Aquino:
Organizou umconjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo.
Buscou, utilizando o pensamento aristotélico, argumentos que explicassem os principais aspectos da Fe crista.
Ele enfatizou a importância da realidade sensorial e definiu cinco princípios básicos:
* Não contradição: o ser é ou não é
* Da substancia: os seres possuem uma substancia que é a essência, na qualpode ser distinguida do acidente que é a qualidade acessória do ser.
* Causa eficiente: os seres captados pelos sentidos são contingentes, ou seja, não possuem causa eficiente de sua existência. Para existir depende de outro ser, que é o necessário.
* Finalidade: todo ser contingente existe em função de uma finalidade.
* Ato e potencia: o ser contingente possui o ato, aquilo que estárealizado e determinado, e a potencia é a capacidade real do ser.
Provas da existência de Deus
São Tomas de Aquino queria provar através da razão que Deus existe. Usou cinco provas da existência de Deus:
* Primeiro motor: tudo aquilo que se move é movido por outro ser, e o primeiro ser movente que não é movido por nenhum outro é Deus.
* A causa eficiente: as coisas não possuem em sipróprias a causa eficiente de suas existências. Deve-se admitir a existência de uma primeira causa eficiente que é Deus.
* Ser necessário e ser contingente: é preciso admitir que haja um ser que sempre existiu ser necessário, e ele é a causa da necessidade de todos os outros seres contingentes. Ser necessário: Deus.
* Graus de perfeição: existem graus diversos de perfeição, mas existe um ser como Maximo de qualidade, no nível da perfeição, esse ser Maximo e pleno é Deus.
* Finalidade do ser: existe algum ser inteligente que dirige todas as coisas da natureza para que cumpram seu objetivo, esse ser é Deus.

A escolástica Pós-Tomista:
Devido aos acontecimentos históricos que marcaram a Europa entre os séculos XIII e XIV, como: guerra dos cem anos, peste bubônica, cisma entre asigrejas do oriente e ocidente, criação de novas universidades, questiona-se o pensamento escolástico.
Guilherme de Ockham fez a distinção entre fé e razão; iniciou o método de pesquisa cientifica moderna.

Bibliografia:
Gilberto Cotrim- Fundamentos da Filosofia
Arthur Kaufmann- Filosofia do Direito
Wilson de Sousa Campos Batalha e Silva Marina.
Miguel Reale- Direito e moral na idade...
tracking img