Materiais - madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Introdução a Engenharia Civil |
Madeiras |
|
Gilberto Zeferino Rocha Ferreira |
20-12-2012 |

Introdução
|
A madeira é um material natural que se extrai das árvores, tem varias utilizações, pois é resistente e relativamente leve, utiliza-se na sustentação das construções e em estruturas. Foi dos primeiros materiais a ser usados pela humanidade e mesmo com a criação de materiaissintéticos continua a ser predominante a utilização da madeira. Tem utilização direta em usos domésticos como fonte de energia, nomeadamente em aquecimento e para cozinhar, a indústria papeleira utiliza-a como matéria-prima e também é utilizada no fabrico de móveis, na construção de navios e na Engenharia Civil em estruturas sustentações de obras e acabamentos. Contudo existe algumasgeneralidades que devem ser levadas em conta.
As condições de vida das árvores têm influência sobre o aspeto da madeira, caracterizada pelo grão e pela espessura dos anéis de crescimento. O grão é a impressão visual produzida pelos poros da madeira, podendo ser visível a olho nu, classificando como grão grosso, fino e muito fino. A espessura dos anéis de crescimento, com influência na densidade, naresistência e com a facilidade maior ou menor com que se trabalha, tem importância diferente conforme se trata de uma árvore resinosa ou folhosa. Nas resinosas, quanto mais largo for o anel anual, maior é a proporção da madeira formada na Primavera, a madeira é pouco densa, tenra e de resistência fraca. Ao diminuir a espessura dos anéis, aumenta a resistência, a densidade, a dureza e a facilidade em sertrabalhada. Em relação as folhosas, verifica-se precisamente o inverso. A relação entre a espessura da zona de anel correspondente ao crescimento no Verão a da espessura do anel de crescimento anual designa-se textura. Quanto maior for, maior é a densidade da madeira, a sua resistência e a sua duração. Em suma, a exposição climática, a altitude, a natureza do solo, o seu grau de humidade, o seudesenvolvimento em floresta ou em isolamento, são fatores importantes na nutrição das árvores, conduzindo a variações acentuadas na estrutura e composição química da madeira.
Assim, as árvores resinosas de melhor textura são as que crescem em floresta em que os anéis de crescimento anual são o menor possível e as árvores folhosas de melhor textura são as que se desenvolvem isoladamente.Comercialização

A sua comercialização é feita pelas serralharias como maciça na forma de ripas, vigas, barrotes, pranchas, soalho ou contraplacada e aglomerada principalmente.
No que diz respeito as madeiras maciças, são as mais naturais e mais resistentes pois apesar dos tratamentos de conservação, são utilizadas quase como se retira da árvore. Têm um defeito que é a dificuldade em construir grandessuperfícies sem se deformarem. Apresento agora algumas madeiras resinosas, os seus nomes comerciais, a sua utilização e propriedades:
* Cedro
Utilização corrente: madeira pouco densa e durável, excelente para construção. Marcenaria (ato de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo) interior e exterior, revestimento de paredes exteriores.
Trabalhos: Fácil de trabalhar a mão emecanicamente, fácil de pregar, colar, envernizar.
Propriedades: Madeira pouco densa, leve, de solidez limitada, muito estável e durável.
* Mogno Africano
Utilização corrente: Marcenaria de interiores e exteriores de grande qualidade. Revestimentos interiores, escadas, soalhos, mobiliário.
Trabalhos: Fácil de trabalhar, ligeira tendência para abrir fendas quando se usam pregos.
Propriedades:Grande resistência à deformação, resistência ao choque fraca/média e muito durável.
* Castanheiro
Utilização corrente: Mobiliário, esculturas e tanoaria ( fabricante de pipas).
Trabalhos: Relativamente fácil de cortar.
Propriedades: Resistência a deformações fraca, resistência ao choque muito fraca e é muito durável.

* Carvalho
Utilização corrente: Ilimitada.
Trabalhos: Relativamente...
tracking img