To fudido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO: UM MODELO DE LIDERANÇA PARA O SÉCULO XXI
Silvestre Prado de Souza Neto1 Alessandro Heleno Lima Sales2

RESUMO O tema empreendedorismo, compreendendo desde a origem da palavra até sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico de um país é hoje um fenômeno global, dadas as profundas mudanças nas relações internacionais entre nações e empresas, no modo deprodução, nos mercados de trabalho e na formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo, mas precisa melhorar no que se relaciona à consolidação de milhares de iniciativas de novos negócios e empresas assim como a formação de empreendedores particularmente nas Escolas de Administração. O empreendedor corporativo é um perfil cada vez mais procurado pelas organizações, nasquais um dos principais objetivos é a busca de eficácia. Investir na disseminação organizada do empreendedorismo será fator fundamental de progresso econômico e social e também fonte de geração de novos empregos. Neste trabalho é apresentado um modelo de formação de empreendedores baseado na competência individual e na busca de idéias e oportunidades dentro do âmbito da graduação em Administraçãode Empresas, compondo uma disciplina teórico-prática para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Palavras-chave: Desenvolvimento econômico, Empreendedorismo, Empreendedor Corporativo, Emprego, Criatividade.

1

Professor do Programa de Pesquisa em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ. E-mail: spsneto@ufrrj.br

2

Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ. 1 INTRODUÇÃO

Inovação é, talvez, um dos assuntos mais discutidos do mundo dos negócios nos dias atuais. Os livros mais modernos de administração apontam neste sentido como uma das características essenciais para o sucesso no século 21. Para se distinguir num mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm de obter avanços na produtividade, em geral decorrentes de uma nova forma de fazeras coisas - seja um modo mais eficiente de aproveitar os recursos, seja a entrada em um mercado diferente ou a aposta num produto extraordinário ou completamente novo. Trata-se de um dos paradoxos da gestão: para ser estável e perene, uma organização deve constantemente promover a mudança. Na maioria das vezes as empresas promovem pequenas mudanças, cujo somatório permite manter-se à frente dosconcorrentes. Essas pequenas mudanças são o fruto do trabalho e iniciativa dos empreendedores que se encontram nas organizações. O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil nos últimos anos, particularmente na década de 1990, e hoje ser um empreendedor é quase um imperativo, pois é importante lembrar que por trás de novas idéias que vem revolucionando a sociedade, há sempre um visionário,que com seu talento, somado à análise, planejamento e capacidade de implementação, é responsável por empreendimentos de sucesso (BENSADON, 2001). Neste estudo são discutidos alguns mitos que com o tempo foram criados, relacionando o empreendedor e suas relações com o surgimento de novas empresas e novos negócios, sugerindo um modelo de formação de gestores baseado nas diferenças individuais bemcomo em suas competências e habilidades.

1.1 OBJETIVOS Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de empreendedorismo e seu processo, fazendo um paralelo à realidade brasileira, verificando o tipo de atuação das micro e pequenas empresas no contexto empreendedor do Brasil. Será estabelecido o modelo mental do empreendedor e, a forma de organização do negócio. Na construção de modelos deatuação, serão propostas alternativas para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil, a partir da formação de administradores em cursos de graduação. A utilidade deste estudo poderá ser aplicada a melhor definição de políticas de estímulo e fomento ao empreendedorismo, como forma de geração de riqueza, valor, emprego e renda. Do ponto de vista econômico, pode reduzir o desperdício do...
tracking img