Titulometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulometria

A Titulometria é a análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Mais conhecida como titulação, esta análise permite dosaruma solução e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a soluçãoproblema é aquela da qual estamos procurando o valor.

A titulação é, em geral, realizada em laboratório, pode ser feita de muitas maneiras, mas a mais conhecida é a titulaçãoácido-base, que é empregada em análises industriais e subdivide-se em:

Acidimetria: determinação da concentração de um ácido.

Alcalimetria: determinação da concentração de uma base.Processo da Titulação

Os equipamentos obrigatórios em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer. As soluções envolvidas são uma básica, uma ácida e um indicadorácido-base.

Procedimento: Após medir a quantidade de solução problema essa é titulada pela solução padrão de concentração conhecida, que se encontra na bureta. Ao abrir a torneira dabureta a solução padrão entra em contato com a solução problema e começa a reação entre o ácido e a base.

A titulação chega ao fim determinada pela ação do indicador ácido-base.Como agem os indicadores?

Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de coloração na presença de ácidos ou de bases, como o próprio nome já diz, eles indicam se o meioestá ácido ou básico. Os indicadores mais conhecidos são:

Fenolftaleína: solução que em meio ácido se torna incolor e em meio básico se torna rosa.

Papel tornassol vermelho:papel indicador que em contato com ácido se torna rosa, e com base se torna azul.

Alaranjado de metila: solução que em meio ácido fica vermelha e em meio básico fica amarela.
tracking img