Titulometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulometria de neutralização

Introdução
A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.

A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina ovolume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.

Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico).

Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, emprincípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação se completou. O ponto em que isso ocorre é chamado ponto final. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamado erro da titulação, o qual podeser determinado experimentalmente.

Ao padronizar uma solução, você estará determinando sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Chamemos este valor de fator de correção. Antes da padronização, a sua solução estava rotulada com a concentração que você desejava prepará-la, que chamaremos de Normalidade Teórica. A concentração real da solução (Normalidade Real) édefinida pelo produto:

NR = fc x NT

Onde, fc = NRNT

fc = fator de correção
NR = Normalidade real

NT = Normalidade Teórica

Como a volumetria de neutralização compreende os métodos baseados na reação de neutralização.
2 H+ | + OH- => | H2O |
Com soluções padrões ácidas, podem ser determinadas substâncias alcalinas. Semelhantemente, com soluções padrões alcalinas,podem-se determinar substâncias ácidas.
Titulação, Titulometria ou Titrimetria

Procedimento Analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado.

Titulante

* Reagente ou solução, cuja concentração é conhecida como TITULAÇÃO.

Titulado

* Composto ou solução, cuja concentração é desconhecida.TITULAÇÃO VOLUMÉTRICA

Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado (uso de bureta, por exemplo) o procedimento é chamado de volumetria.

PRINCIPAIS REAÇÕES EMPREGADAS EM TITULAÇÃO

Oxidação-Redução

Fe2++ Ce4+⇌ Fe3++ Ce3+

Neutralização ou Ácido-Base

H3O+ + OH- ⇌ 2H2O

Complexação

Y4- + Ca2+ ⇌ CaY2-

(EDTA)Precipitação

Ag+ + Cl- ⇌ AgCl(s)

PONTOS ESTEQUIOMÉTRICO E FINAL DE UMA TITULAÇÃO

* O ponto estequiométrico, de equivalência ou final teórico de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação.

* O ponto final de uma titulação é aquele determinado experimentalmente.

REQUISITOS DE UMA REAÇÃO EMPREGADA EM TITULAÇÃO

* Reaçãosimples e com estequiometria conhecida;
* Apresentar mudanças químicas ou físicas (pH, temperatura, condutividade), principalmente no ponto de equivalência;
* Reação rápida.

DETERMINAÇÃO DO PONTO FINAL DE UMA TITULAÇÃO

Indicadores Visuais
* Causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência

Métodos Instrumentais
* Medida de pH, condutividade, potencial, corrente,temperatura, etc.

REAGENTE PADRÃO PRIMÁRIO EM TITULAÇÕES

O padrão primário é um composto suficientemente puro e estável que permite preparar uma solução padrão (primária) por pesagem direta do composto e diluição até um determinado volume de solução. Um reagente padrão secundário é um composto que permite preparar uma solução titulante, porém sua concentração é determinada através da comparação...
tracking img