Resenha do livro carruagem de fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CARRUAGEM DE FOGO
Monara Santos Silva
nara.codap@gmail.com

O filme Carruagens de Fogo relata a história de dois homens apaixonados pelo esporte de velocidade (atletismo) que tentam vencer as Olimpíadas de 1924, sediadas em Paris, com objetivos diferentes. Enquanto que o judeu Harold Abrahamsquer, com a vitória, dizimar o preconceito sofrido por ele, devido a sua religião, na universidade inglesa de Cambridge, o católico Eric Lidell deseja vencer em nome de Deus, tentando, dessa forma, reavivar nas pessoas a fé em Deus e na religião cristã.
Harold Abrahams é um judeu nascido na Inglaterra (um país de maioria católica) que sofre constantemente com os insultos e abusos decorrentes daintolerância religiosa, dentro da Universidade de Cambridge, onde estuda. Abrahams acredita que, saindo vencedor da competição, ele irá conquistar o respeito e a admiração daqueles que o menosprezam, impondo, assim, uma guinada na sua situação social. Para Tanto, ele contrata um treinador particular para auxiliá-lo nessa missão, o que faz com que os arrogantes e preconceituosos dirigentes dainstituição de ensino fiquem ainda mais revoltados com a sua participação na competição e, consequentemente, contra a sua vitória. Porém, apesar de todos os obstáculos, Abrahams lidou com toda essa situação adversa com coragem e destemor, ultrapassando, assim, os empecilhos impostos pela sociedade intolerante em busca de sua auto-afirmação.
Eric Lidell é um atleta e missionário escocês que intencionavencer as Olimpíadas com o objetivo de encontrar uma resposta para a ação de Deus em si. Conhecido entre os seus pares como o “escocês voador”, Lidell integra a equipe norte-americana de atletismo. Mas, apesar de amar o esporte, ele ama a Deus incondicionalmente, tanto que ele acredita que a sua velocidade e resistência são dons advindos de Deus. Esse embate entre fé e competição gera nele umaespécie de angústia, pois, em certos momentos, ele não consegue perceber quem tem mais poder: se o Lidell missionário ou Lidell atleta. Mas como sua fé é inabalável, ele compreende que a sua vitória será mais uma prova da força divina atuando através dele.
Presente em todo e qualquer esporte, a competitividade é uma característica marcante no referido filme. No entanto, o principal ensinamento do mesmonão é o simples vencer por uma glória particular, mas sim, vencer com ética e por amor à competição. Mais que isso, eles queriam vencer com o intuito de que suas conquistas ficassem imortalizadas na memória dos homens e de toda sua posteridade.
O amor pelo atletismo e a dedicação aos seus ideais caminham juntos rumo à conquista. É a combinação desses dois aspectos que diferenciam os verdadeirosherois daqueles que conquistam triunfos frívolos e insignificantes. Para alcançar os seus objetivos, Abrahams e Lidell tiveram que imolar alguns dos seus ideais. No entanto, seria inconcebível eles desprezarem a essência humana presente neles, pois desprezá-la seria o mesmo que sacrificar a honra de uma vitória autêntica e genuína. E foi justamente o que aconteceu com Lidell quando ele se recusou acompetir num dia de domingo (dia em quem se guarda o descanso na tradição cristã). Mesmo correndo o risco de não vencer a competição ele não abriu mão dos seus valores e da sua fé intrépida em Deus.
Se deparar com reveses pelo percurso é natural. Mas são justamente desses infortúnios que nós tiramos lições importantes sobre a vida; lições essas que o insucesso pode trazer. E esse é um ensinamentoque Carruagens de Fogo expressa com maestria, pois, apesar, de buscarem objetivos distintos, as personagens principais do filme partilham o desejo de serem os melhores naquilo que se propõem a fazer.
Analisando academicamente o enredo do filme, percebemos que o atletismo foi utilizado por Hugh Hudson (diretor do longa) como justificativa para apresentar os diferentes objetivos a serem...
tracking img