O peregrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PEREGRINO

Por

Viviane Viana Armendaris



Resenha, apresentada em Cumprimento as exigências da matéria, Quatro Caminhos da Graduação do curso de Discipulos CCTD.
Pr(a) Prof(a) Marlici Santos

COMUNIDADE CRISTÃ TABERNÁCULO DE DAVI
2012

O Peregrino – filme que pode ser analisado em forma de livro também, leva a uma análise de um contexto histórico e aplicado a vida do homem comouma das literaturas mais lidas no mundo, sendo que aborda diversos assuntos referentes ao que diz respeito aos caminhos que podem ser percorridos pelo homem rumo ao encontro ou não, com Deus através da salvação.
Veremos a seguir diversos assuntos dentro de uma única obra, que proporciona uma reflexão dentro de diversas áreas de nossas vidas e dos inúmeros obstáculos a serem percorridos, sendo algunsdeles sentimentos que podem ajudar como atrapalhar e até certo ponto, impedir de que nossa jornada seja concluída.
O autor John Bunyan (1628-1688) foi um dos escritores mais influentes do século dezessete. Bunyan esteve como pregador no exército do parlamento e durante o período da federação. Dando continuidade durante a restauração, chegou a ponto de ser preso por doze anos onde escreveu o livro“O Peregrino” onde buscou trazer através de uma ilustração no que diz respeito ao assunto da salvação do homem o seus prováveis caminhos a seguir.
A história retrata através de um sonho, a vida de um homem, conhecido por Cristão, que contendo um grande fardo nas costas, não consegue se conter ao ler a bíblia e sentir o seu chamado à frente para a escolha de Quatro caminhos (O Caminho Espaçoso)(O Caminho Estreito e suas subdivisões – Caminho de retorno a Lei e Caminho do Liberalismo).
Por onde segue o caminho sem a compreensão de seus familiares e amigos que caçoam de sua decisão, por estar abrindo mão de tudo e passar a viver as incertezas (que aos olhos humanos) que lhe aguardavam. Mesmo tentando levar alguém consigo, ele não obteve a companhia esperada.
Após iniciar a sua jornada,encontra um amigo chamado Evangelista que lhe indica o caminho a prosseguir, dando-lhe orientações sobre como deveria proceder e por até onde devia chegar, para se livrar do fardo que carregava.
Durante esta fantástica viagem, passa a deparar-se com muitas pessoas que faziam parte das coisas deste mundo, como foi o caso de Obstinado e Flexível, que ao deparar-se com as dificuldades do caminho tantoque tentaram desviar para um caminho que parece que é o correto, mais não é. Ele deriva do caminho estreito, mas segue direto para o Liberalismo, as coisas deste mundo, levando-os direto para o Pântano do desânimo.
Mesmo vindo a cair neste pântano, Cristão recebe o auxílio de outro amigo chamado Socorro, que lhe ajuda a sair, arrancando-lhe da lama do pecado que estava, salvando sua vida.
Mais afrente, encontra-se com o velho Sábio segundo o mundo que através de algumas astutas orientações, convence-lhe a sair do caminho que seu amigo Evangelista havia lhe indicado desviando-se dele, com isso prosseguindo para outro lado totalmente oposto que é o caminho da Moralidade (Legalismo) correndo sério risco de vida.
Mesmo desviando-se do caminho outrora sugerido, prossegue a viagem ondedepara-se com o seu amigo Evangelista e constrangido recebe novamente orientações que o levam de volta ao caminho Cidade Celestial.
Chegando ao portão estreito, conforme sugerido pelo Evangelista, Cristão encontra Boa Vontade, que lhe abre a porta o salva das setas inflamadas, mostrando-lhe o caminho que deveria prosseguir.
Seguindo o caminho, depara-se com o Interprete, que explica o significado devários itens que compõem sua casa onde mora e revela algumas figuras, por exemplo: com o retrato de um homem sério varrendo uma casa empoeirada (o interior do ser com o pecado), o fogo inextinguível, a luta de um guerreiro para entrar no reino e uma mulher na prisão, recebendo assim inúmeras lições de vida.
Novamente prosseguindo o caminho Cristão percorre por um corredor, onde havia um lugar...
tracking img