Redes sociais: o novo marketing pessoal e empresarial do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes sociais: o novo marketing pessoal e empresarial do século XXI

Costumo dizer que a internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas. Analisando detalhadamente tal afirmação, podemos perceber que o relacionamento na web tem se tornado cada vez mais “real”. Sabemos que no mundo dos átomos, dito offline, os relacionamentos que uma pessoa tem são o principal fator para que talpessoa gere mais oportunidades em sua carreira. Sendo a internet uma extensão natural de tal ambiente e estando ela cada vez mais social, a grande rede reproduz o mesmo modelo, porém, com muito mais intensidade.
Enquanto na sociedade tradicional, temos contato com dezenas de pessoas, no mundo online, podemos aumentar esse número para a casa das centenas ou milhares. Logo, isso faz com que aquiloque já acontecia no nosso dia a dia há décadas, na internet continue acontecendo com muito mais eficiência.
As redes sociais, na web, são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidade. O que as barreiras geográficas impediam no “tempo do cartão de visitas” deixa de existir com a internet. O número de conexões de relacionamentos, agora não mais limitados pela dimensão do espaço, aumentasignificativamente. Esse aumento por si só tem uma clara consequência: cria uma quantidade tamanha de possibilidades que gera uma extrema qualidade de contatos em qualquer campo de interesse – seja ele carreira, hobbies, campo afetivo ou cooperativo.
As redes sociais, aos poucos, vão se definindo como uma imensa praça global em que o ímã da afinidade coloca iguais no mesmo grupo fortalecendo suaspróprias habilidades e conhecimentos. O grupo se torna mais forte à medida que mais pessoas com a mesma sintonia a ele se agreguem.
Para utilizar as redes sociais, de certa forma é preciso agir como na nossa vida real. É preciso tomar alguns cuidados com privacidade e transparência. Ao contrário do que muitos pensam, que na internet todos são anônimos ilustres, na realidade, a transparência fala maisalto. Qualquer informação enganosa é descoberta rapidamente e a crítica pode ser postada (e permanecer pública na posteridade) em algum blog ou site, manchando por muito tempo a imagem que se demora tanto para construir.
É preciso estar visível em todos os seus grupos de interesse, ou redes sociais afins aos seus objetivos de carreira. Seu segmento é o de pequenas e médias? Esteja nas redessociais ou comunidades que tratam desse tema. Seu segmento é automobilístico? Esteja em discussões de blogs e fóruns sobre tal assunto. Sua visibilidade, constância, coesão e coerência de seus argumentos irão naturalmente construir sua imagem e torná-la real em um mundo virtual.
Trabalhar redes sociais para carreira passa primeiro por uma boa estratégia de distribuição de conteúdo próprio (eoriginal, lógico) para, primeiramente, gerar credibilidade. No mundo virtual, qualquer um pode falar que é qualquer coisa. Lembro-me que no falecido Second Life a imagem de um amigo meu era a do minotauro. Todavia, para gerar consistência e se destacar dos outros, é preciso gerar credibilidade a médio prazo. A imagem deve ser construída de maneira sólida e contínua, não imposta de um dia para o outrocomo uma recém-construída cidade chinesa.
Para empresas, ou no marketing empresarial, o cenário não é muito diferente. Em um mercado em que a tecnologia é uma commodity e que o consumidor procura cada vez mais por qualidade de vida acima do dinheiro, vivemos uma renascença digital em que os olhares se voltam para o próprio homem e a pessoa se torna mais importante que o cargo. A plateia se tornamais importante que o palco.
Em vista disso, utilizar uma rede social significa estar próximo desse público-alvo, conhecê-lo melhor, mostrar que é uma instituição que se preocupa com pessoas, se tornar uma “persona”, não simplesmente uma instituição fria e sem atributos humanos. Uma boa estratégia de redes sociais humaniza a marca e a torna mais próxima de seu público e mais amigável a seus...
tracking img