Equilibrio de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS – UNIS-MG

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

















TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORARIA
Disciplina Economia
Equilíbrio demercado e Estruturas de mercado












Varginha
2012



















Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG, sob orientaçãodo Professor Pedro Portugal.













Varginha
2012


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 CONCLUSÃO 20























1INTRODUÇÃO




Equilíbrio de mercado é um índice que aponta onde existe a harmonia perfeita entre a demanda e a oferta de um determinado produto em um dado mercado. É um índice muito importante, poisgera inúmeros indicadores de interesse econômico, com ele é possível mensurar se existe escassez do produto ou se existe excesso do produto.
Para ampliarmos o entendimento devemos analisar emconjunto os tipos de mercado, iniciando pelo mercado de concorrência perfeita que é um mercado onde muitas empresas oferecem o mesmo produto. Finalmente temos o oligopólio que é um tipo de mercado ondeexiste um determinado e reduzido numero de empresas que dominam o mercado de um produto.



















Equilíbrio de mercado é um índice que aponta onde existe a harmoniaperfeita entre a demanda e a oferta de um determinado produto em um dado mercado. É um índice muito importante, pois gera inúmeros indicadores de interesse econômico, com ele é possível mensurar se existeescassez do produto ou se existe excesso do produto. No caso da escassez, ou seja, um ponto onde a oferta se encontra abaixo do ponto de equilíbrio de mercado, teríamos um mercado onde os consumidorescompetiriam pela aquisição dos produtos, pois as quantias oferecidas seriam menores do que a demanda. Por outro lado analisando o excesso de produtos que é dado quando o mercado se encontra acima do...
tracking img