Equilibrio de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ercado
UNISANTANNA

CURSOS DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E MARKETING

DISCIPLINA: ECONOMIA E POLÍTICA

Professor Roberto Vital Anau




AULA 4 – O EQUILÍBRIO DE MERCADO NUMA ECONOMIA COMPETITIVA





I- Introdução


Agora, você conhece a Oferta e a Demanda, seja no plano individual, seja na escala do mercado (Oferta e Demanda de mercado). Portanto,está apto a compreender o mecanismo a que denominamos equilíbrio de mercado.








II- O que é o Equilíbrio e como ocorre


À primeira vista, Oferta e Demanda parecem divergir sempre. Se o consumidor busca sempre o menor preço e o produtor deseja a maior remuneração possível pelo seu produto, como é possível um entendimento, uma harmonização entre esses dois lados do mercado, tãoopostos entre si?

Embora pareça pouco provável, os mercados funcionam de uma maneira que leva à convergência entre Oferta e Demanda. Para compreender isso, vamos examinar conjuntamente a Oferta e Demanda de camisas num mercado específico. Elas podem ser vistas na tabela abaixo.



O gráfico seguinte representa os valores da tabela:E
[pic]
O que se pode perceber na tabela e no gráfico?Tomemos um preço mais alto – por exemplo, $ 45,00: os produtores sentem-se animados a ofertar 500 camisas, já que a esse preço o lucro será elevado; em compensação, os consumidores somente comprarão 100 camisas, pois esse preço afasta-os das compras. Haverá uma sobra de 400 camisas não vendidas nas prateleiras. Chamamos isso de excesso de oferta.

Suponhamos agora que os vendedores, preocupados com asobra e com os gastos realizados na produção (que devem ser repostos), abaixem o preço para atrair os consumidores. Ocorre que nem os consumidores conhecem a disposição dos produtores, nem estes conhecem a dos consumidores (ou seja, as duas colunas de quantidades da tabela são independentes, cada um age sem saber o que o outro fará). Então, os produtores abaixam o preço até, digamos, $ 10,00,para ter certeza de que toda a sobra será vendida. A esse preço, podemos ver na tabela que a disposição dos consumidores é bem diferente: eles desejarão comprar 450 camisas. O estoque das lojas desaparecerá rapidamente. Porém, a tabela também nos informa que esse preço é desmotivador para os produtores; eles produzirão apenas 150 novas camisas. Como os consumidores continuam desejando 450, faltarão300 camisas no mercado a cada novo período. Surgirão filas de consumidores, senhas, pagamentos “por fora” para reservar o produto, limitação de número de peças para cada consumidor. Esta situação é típica de escassez no mercado.

Para os produtores/vendedores, a escassez é um indicador de que os consumidores aceitam pagar mais para obter o produto. Assim, o preço de mercado vai se elevando atéeliminar a escassez. Vamos olhar novamente a tabela: ao preço de $ 25,00, as quantidades desejadas pelos consumidores e ofertadas pelos produtores coincidem em 300 camisas. No gráfico, essa quantidade e esse preço formam o ponto de encontro das curvas de oferta e demanda. O que percebemos é que, nesse ponto, alguns consumidores desistiram de comprar camisas e alguns produtores desistiram deoferecê-las ao mercado. Os consumidores e produtores que permaneceram estão de acordo entre si nas quantidades desejadas a esse preço. Esse ponto é chamado ponto de equilíbrio; a quantidade de equilíbrio é de 300 camisas e o preço de equilíbrio é de $ 25,00.

Se nada de novo acontecer, o ponto de equilíbrio tende a manter-se ao longo do tempo. Não há excesso de produção pressionando o preço para baixo,nem escassez (falta) de produto pressionando o preço para cima. Assim, observamos em diversos mercados a ocorrência de situações de excesso ou escassez, que, após algum tempo de turbulência (fechamento de empresas ou filas de consumidores, num caso ou no outro), levam a um novo ponto de equilíbrio, com tendência a permanecer no tempo até algum fator provocar novo desequilíbrio.



III-...
tracking img