Roma antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1-Introdução.....................................................................04
2-Conteúdo......................................................................05 á 09
3-Anexos...........................................................................10
4-Referencias Bibliográficas.............................................115-Conclusão.......................................................................12















1-Introdução
Neste trabalho vai trazer as informações da Roma antiga......


2-Conteúdo
Origem lendária de Roma
 Foi fundada em 753 a.C. por Rômulo e Remo, os gêmeos, filhos do deus Marte, que foram abandonados às margens do Tibre logo após o nascimento e, milagrosamente, sobreviveram amamentados por umaloba. Sabe-se que os irmãos foram recolhidos por um pastor, Fáustulo, sendo criados por uma mulher Acca Laurentia e, quando crescidos, disputaram o trono da nova cidade. Os relatos apontam que Remo, para insultar o irmão, saltara as muralhas da cidade erguida por Rômulo; este lançou-se sobre Remo e matou-o dizendo: "Assim há de morrer aquele que transpuser minhas muralhas." Desta forma Rômuloficou sendo o único chefe, e a nova cidade recebeu o nome de seu fundador.

História de Roma
Por volta do século 10 a.C algumas tribos de origem indoeuropeia (latinos e Sabino), migraram para a região central da península Itálica onde se instalarão.
Esses povos eram pastores seminômades e praticavam uma agricultura rudimentar.
Com o passar do tempo asvárias aldeias por eles criada acabaram por formar uma aliança política que deu origem a construção de um pequeno forte (cidadela) chamado Roma.
Por volta de 800 a.C Roma havia se tornado uma importante cidade e os clãs já haviam se dividido em três grupos sociais distintos chamados Patrícios (grandes proprietários de terras e elite política e econômica), Plebeus (pequenos proprietários deterras, comerciantes e artesãos) e finalmente os clientes (que eram parentes pobres dos Patrícios e viviam sob proteção deles).
Por volta de 753 a.C Roma foi invadida e dominada pelos Etruscos e essa data marca também o início da monarquia, ou seja, o período em que Roma será governada por reis. Esse período chamado monarquia durou até 509 a.C.
Em 509 a.C os Patrícios revoltaram-se com as medidastomadas pelo rei Tarquínio medidas essas que procuravam ajudar os plebeus cujas condições de vida eram miseráveis e muitos deles haviam se transformado em escravos.
Para os Patrícios isso significa perder privilégios e, assim, derrubaram o rei do poder e criaram a republica em sistema de governo em que a cidade era governada pelos senadores e cônsules eleitos pelos próprios Patrícios e que só podiamter origem no próprio grupo dos Patrícios fatos que exclui qualquer possibilidade de o poder político ficar sob o controle dos plebeus.

A monarquia
É o regime no qual a autoridade política reside em um só indivíduo e é exercida por ele ou por seus delegados. Esta monarquia pode ser eletiva, se o monarca é eleito, por tem certo ou por toda sua vida,ou poder ser hereditária, se o direito se transmite por direito de sucessão.
Também podemos conceituá-la como sendo um regime político onde o chefe (rei) é hereditário.

A monarquia pode ser: 
- absoluta - aquela em que o poder do monarca não sofre limitação constitucional ou de qualquer outra espécie;/
- constitucional - aquela em que os poderes do monarca são limitados, geralmente pelaexistência de uma constituição que rege o monarca;
- de direito divino - aquela em que o poder do monarca é tido como de origem divina, não podendo este ser destituído pela vontade dos homens;
- limitada - aquela na qual os poderes do monarca são limitados, geralmente pela existência de uma assembléia representativa;
-parlamentar - modalidade da monarquia constitucional, que adota o regime...
tracking img