Conceitos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coneitos de Marketing
Por Fernando Rebouças
Segundo Philip Kotler , “ marketing é um processo social e grencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. O mercado busca suprir a demanda de produtos e serviços que todas as pessoas procuram.
Há dois segmentos no marketing:
* Micromarketing – é aperformance de atividades que uma empresa busca realizar para antecipar as necessidade de seus clientes;
* Macrimarketing – é um processo social que direciona um fluxo econômico de bens e serviços dos produtos para os consumidores, para suprir a demanda do mercado consumidor;
O marketing muda conforme a sociedade muda, pois as necessidades das pessoas se alteram perante os anos e atransformação de tendência, nenhum adulto bebe leite desnatado como bebia antigamente, hoje há uma demanda por leites desnatados vitaminados e com cálcio, por exemplo. Existem cinco filosofias sobre marketing:
* Conceito de produção – é baseado no preço baixo e na produção em escala;
* Conceito de produto – um bom produto é aquele que apresenta a melhor qualidade, desempenho e inovação;
* Conceito de vendas– produtos e serviços de baixa aceitação necessitam de venda em grande escala e promoção;
* Conceito de marketing – é necessário conhecer as necessidades da sociedade para formatar o melhor produto e serviço para supri-las;
* Conceito de marketing social – a empresa deve melhorar a qualidade de vida dos consumidores oferecendo produtos acima das necessidades dos mesmos.
Conhecer o mercado eidentificar as oportunidades, estimular o interesse sobre um determinado produto, avaliar as forças dos concorrentes e calcular qual será a demanda pelo produto de uma empresa em determinada cidade são uma das práticas essenciais destes conceitos teóricos descritos acima. Ao pé da letra ‘marketing’ é o mercado em movimento.

Publicado em: 19/05/2009 | Autor: Mario Luis Tavares Ferreira |Categoria:
“O Marketing não é mais que o serviço para o Homem.”
José Carlos Damasceno Ferreira
Marketing, já tantas vezes definido, no entanto, gostaría de colocar, não uma definição, mas vários enfoques que, no seu conjunto, criam uma visão ampla sobre as funções e o funcionamento do marketing moderno no universo da empresa, produto e mercado.
De acordo com McKenna, Drucker, Blackwell, entre outraspessoas com destaque na área, marketing é uma atividade que deve ser praticada desde o recepcionista à gerência sênior. O marketing é uma expressão do caráter da empresa, é de responsabilidade da empresa, como um todo. McKenna também comenta que o verdadeiro objetivo do marketing é ganhar o mercado, não apenas fazer ou para vender produtos.

Peter Drucker diz que o marketing é a única função esomente essa, a função da empresa. Ele também diz que o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Marketing deve compreender tão bem as necessidades do cliente, que o produto, ou serviço, se ajusta às necessidades do cliente e se vende por si mesmo.

Philip Kotler tem duas visões, uma com uma abordagem social e outra com uma abordagem gerencial.

A abordagem social define marketingcomo um processo onde indivíduos ou grupos obtêm aquilo que querem e atendem suas necessidades, através da criação, oferta e troca de produtos e serviços livremente com outras pessoas.

Na abordagem gerencial, ele começa com uma descrição genérica, como a arte de vender produtos e, mais tarde, ele define gerenciamento de marketing como a arte e a ciência de aplicar os conceitos fundamentais decomercialização de escolher o mercado alvo e obter, manter e crescer os clientes através da criação, entrega e transmissão aos próprios clientes, de um valor superior.

Al Ries e Jack Trout destacam o que eles chamam a quarta lei do marketing, que diz que o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.

O escritor francês, Armand Dayan, define marketing como um...
tracking img