Titulometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A titulometria inclui um grupo de métodos analíticos clássicos baseados na medição de uma quantidade de um reagente de concentração exatamente conhecida que é necessária para reagir completamente com o analito.
Deve ser uma reação simples que possa ser expressa por meio de uma equação química, ou seja, o analito deve reagir completamente com a solução titulante, em proporçõesestequiométricas ou equivalentes
A reação deve ser rápida em termos de cinética química, característica que as soluções de ácidos e bases fortes possuem. No ponto de equivalência deve haver alguma alteração física ou química que possa ser facilmente identificada. O uso de indicadores é bastante comum para facilitar a identificação do ponto de equivalência ou final.
O ponto final é definido nomomento em que ocorrem alterações perceptíveis na solução que contém o analito, ou seja, na solução que está sendo titulada, ocorrendo mudanças que estão associadas à condição de equivalência química. É usual a adição de reagentes auxiliares que facilitam a percepção do ponto final. Tais reagentes em titulometria volumétrica são chamados de indicadores.
Em geral, os indicadores evidenciam alterações decor quando atingido o ponto final.
Ponto de equivalência em um uma titulação, refere-se ao momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante.
Este ponto é atingido quando as concentrações do titulante e do titulado estão nas proporções estequiométricas da reação, proporções estas que são verificáveis por meio da equação química da reação, razão pela qual também é designado de pontoestequiométrico.
Como exemplo, perto do ponto de equivalência de uma titulação ácido-base, há uma zona em que se verifica uma variação brusca de pH, que pode mudar de cor, uma quantidade de indicadores sensível à região de pH do ponto de equivalência desejado. Para isso, é necessário que este seja conhecido, o que é feito através da curva de titulação.
Em umatitulação, o "ponto final" da titulação refere-se ao momento em que o indicador muda de cor, não devendo ser confundido portanto com o ponto de equivalência de uma titulação, tendo em vista que diferentes indicadores possuem diferentes pontos de "viragem" de cor que não coincidem necessariamente com o ponto de equivalência.
Os indicadores de pH são substâncias orgânicas de caráter fracamente ácidoou básico, que têm a propriedade de mudar de coloração com a variação do pH do meio. A mudança de coloração não se dá bruscamente, mas de uma maneira gradual entre valores definidos da escala do pH. A faixa dentro da qual se processa a mudança de coloração de um indicador é conhecida como zona de transição.
Na maioria dos casos, os indicadores, apresentam-se com dupla coloração, umacorrespondente à sua forma ácida e outra à sua forma básica, dependendo do pH da solução em que se encontram. Porém, existem indicadores com uma única coloração; por exemplo: incolores em um determinado pH e corados quando ocorre mudança de faixa de pH.

Procedimento
Lave a bureta com 3 porções de 5 mL da solução de NaOH. Adicione cada porção utilizando o funil e deixe-a escoar completamente antes deadicionar a porção seguinte.
Preencha, em seguida, a bureta com a solução de NaOH, de forma que a parte inferior do menisco fique tangente ao zero da escala. Verifique a ausência de bolhas ao longo de toda a bureta, pois essas são fonte de erro na titulação.
Pipete 20,00 mL (com pipeta volumétrica) da solução-padrão de HCl e transfira para o erlenmeyer.
Acrescente 3 gotas de fenolftaleína a solução noerlenmeyer e agite.
Coloque o erlenmeyer sob a extremidade da bureta sobre um papel branco, para facilitar a observação do ponto final da reação.
Inicie a adição, gota a gota, do titulante sobre a solução a ser titulada, manipulando a torneira com a mão esquerda e agitando o erlenmeyer com a mão direita, à medida que o líquido goteja.
Interrompa imediatamente a titulação quando a mistura...
tracking img