Panax ginseng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DESCRIÇÃO DO ATIVO

A planta mundialmente conhecida como Panax ginseng, ou Ginseng Coreano de nome científico Panax ginseng C.A. Meyer, Panax vem do grego onde Pan = tudo e Axos = cura, ou seja, cura para tudo. É uma planta conhecida e utilizada há milhares de anos, pois sabe-se que encontra-se citada na medicina tradicional chinesa para tratamento de diversas doenças, sendo esta plantauma das mais utilizadas.(1) Seu habitat natural encontra-se na China, Coréia, Japão e também é cultivado na Rússia. O clima ideal para o cultivo do ginseng encontra-se nas zonas temperadas férteis e úmidas, onde o frio é um fator importante, além da sombra.(2)
O Panax Ginseng é uma planta pertencente à família Araliaceae, é considerada uma erva aromática composta por caule e raiz, onde uma raizprimária desenvolve ramificações para raízes adventícias. As raízes são fusiformes ou cilíndricas, que podem alcançar até 20cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro se cor amarelo pálido, com alguns sulcos longitudinais e cicatrizes colunares nas partes inferiores. A parte encontrada acima do solo possui entre 30 e 60cm de comprimento, a qual desenvolve frutos após 3 ou 4 anos, nos meses de junho ejulho. (2)

Figura 1. Planta do Panax Ginseng. (3)
2. CONSTITUIÇÃO QUÍMICA

O Panax ginseng possui em sua composição compostos como Sapopinas Triterpenicas; óleos essenciais contenso poliacetilenos e seisqueterpenos; polissacarídeos; peptideoglicanos; nitrogênio; ácidos graxos; fenóis e vitaminas. Acredita-se que o composto que tenha ação terapêutica de maior importância seja asSaponinas Triterpênicas, chamadas de ginsenosídeos. (2)

3.1. Saponinas
As saponinas revelam-se um dos mais importantes compostos presentes no ginseng, onde são listadas uma ampla variedade destas na planta, a maior quantidade de saponina encontra-se na flor, seguida de folhas, ramificações e rizoma, sendo que a parte utilizada para desenvolvimento do medicamento fitoterápico são asraízes secas do Panax Ginseng. (2) Os ginsenosídeos são algumas das saponinas encontradas no ginseng, tendo ampla importância na terapêutica:
Ginsenosídeo RG1
Saponina encontrada principalmente nas raízes do ginseng, utilizada no tratamento de aterosclerose e trombose, já que é um forte inibidor da indução da agregação plaquetária através da inibição da elevação da concentração de íons cálciointracelular. (2)
Ginsenosídeo RG2
Ao se avaliarem os efeitos do ginsenosídeo RG2 sobre a neurotoxicidade induzida por glutamato em algumas células, verificou-se que essa saponina diminui os efeitos toxicos provocados por glutamato em todas as doses testadas, concluindo assim que possui uma atividade neuroprotetora através da inibição do influxo (entrada) de Ca2+. Além disso, observou-se queeste ginsenosídeo é capaz de inibir a formação do peptídeo beta-amilóide Aβ1-40, podendo representar uma estratégia para futuros tratamendos do Mal de Alzheimer. (6)
Ginsenosídeo RG3
Estudos demonstram que o ginseng pode provocar efeitos benéficos no Sistema Nervoso Central, como a melhora da aquisição de aprendizado e a consolidação deste, na memória. Em modelos experimentais, verificou-seque houve diminuição de morte neural associada à isquemia e toxicidade provocada por glutamato, assim sendo, experiencias feitas com saponinas totais de ginseng revelam que estas são capazes de inibir a ação do glutamado mediada pelos receptores NMDA, principalmente o ginsenosídeo Rg3(6)
Ginsenosídeo RO
É uma das saponinas encontradas no ginseng, onde experimentos revelam ser uma protetora dainflamação. Esse composto inibe o aumento da permeabilidade vascular induzida por ácido acético, prevenindo o surgimento de edema provocado por estes compostos, já que promovem a liberação de histamina pelos mastócitos , dessa forma o ginsenosídeo Ro provoca um efeito oposto, diminuindo a liberação de histamina. Também combatem efeitos crônicos da inflamação induzida por adjuvantes como a...
tracking img