Pesquisa fitoqu mica no extrato alco lico de Panax ginseng 2

3883 palavras 16 páginas
1. INTRODUÇÃO 2
2. Referencial técnico 3
Parte utilizada 4
Constituintes 4
Uso fitoterápico 5
Posologia 6
Reações adversas 6
Contra-indicações 6
Interações medicamentosas 7
3. Metodologia 7
a. Saponinas 7
b. Taninos 8
c. Identificação de flavonóides 10
d. Identificação de Antraquinonas 13
e. Esteróides 14
f. Cumarinas 16
g. Alcalóides 18
4. conclusão 20
5. Referências bibliográficas 21

1. INTRODUÇÃO

O trabalho realizado visa trazer ao conhecimento acadêmico as diversas técnicas utilizadas para a descoberta geral de metabólitos secundários em plantas medicinais. A planta que foi escolhida para este experimento foi a Panax ginseng, a qual foi feita um extrato alcoólico único que serviu para todos os ensaios laboratoriais dessa pesquisa.
Toda planta possui metabólitos primários e secundários. Os primários são os metabólitos responsáveis pela sustentação básica, fundamental da planta. São substâncias essenciais a sobrevivência da planta, geralmente são macromoléculas, entre esses estão os carboidratos que dão sustentação, forma, energia, além de serem úteis em diversos processos metabólitos. Estão presentes também as proteínas que auxiliam na sustentação, defesa e nos processos metabólicos como precursoras de fitohormônios, no equilíbrio hídrico e como agente quelante. A Clorofila é outro metabólito primário que possui funções importantes na transformação do dióxido de carbono em oxigênio e no metabolismo de carboidratos.
Os metabólitos secundários expressam características que diferenciam espécies e gêneros, pois não são essenciais a sobrevivência da planta, mas garantem vantagens para perpetuar a espécie no ecossistema. Durante muito tempo, foram considerados produtos de excreção vegetal, atualmente, sabe-se que muitas destas substâncias estão diretamente envolvidas nos mecanismos que permitem a adequação do produtor a seu meio, pode-se citar a proteção contra os raios UV, a atração de polinizadores ou animais dispersores de sementes e na participação de

Relacionados