Tipos libidinais

Páginas: 2 (373 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2012
TIPOS LIBIDINAIS
 Freud, em 1931,descreve três tipos libidinais: os tipos obsessivos, narcísico e, erótico, correspondentes, com ressalvas, aos tipos: N, P, e EL, respectivamente.
 Alerta, comrazão, que os tipos puros são teóricos e que os tipos mistos: EL/N; EL/P; P/N, por exemplo, são os clinicamente observáveis, a partir da experiência.
 TIPOS MISTOS: teriam características de mais doque um dos tipos EL e do tipo P, compondo um tipo psicológico com características próprias, singularizadas pela biografia de cada um. Para Freud, esses tipos psicológicos não coincidem com quadrosclínicos, mas ajudam a unir o abismo entre o normal e o patológico.

OBSESSIVO

O tipo obsessivo distingue-se pela predominância do superego. São pessoas dominadas pelo temor de sua consciência em vezdo medo de perder o amor.
São pessoas com alto grau de auto-confiança

Em “O mal estar na civilização”, Freud (1931)considera o tipo obsessivo como homem de ação, que “nunca abandonará o mundo externo, onde pode testar sua força”.


Tipo N

São pessoas distinguidas pela ambição e pela competitividade, com bomcontrole dos impulsos, superego severo com defesas obsessivas, relações de objeto triangulares, exibicionismo sexualizado ou mais ligados à ordem e parcimônia, obstinadas, insatisfeitas, individualistas,austeras, racionais e lógicas, teimosas, submetidas a um superego punitivo.
Os aspectos neuróticos levam a pessoa à ação, à conquista, à busca pelo poder, à disputa. A pessoa pode ser falante, àsvezes agressiva, incisiva, acusadora, pode parecer autoritária.
Seu modo de se colocar no mundo sugere alguém empreendedor, agressivo nos negócios, aparentemente interessado em poder, dinheiro. Aolidar com a castração, o neurótico deseja o triunfo fálico e a disputa torna-se imperativa. Competir passa a ser mais interessante que escutar ou compartilhar, embora a culpa pela conquista possa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Objeto libidinal
  • Organização Libidinal
  • O objeto libidinal
  • o estabelecimento do objeto libidinal
  • Síntese o estabelecimento do objeto libidinal
  • O estabelecimento do objeto libidinal
  • tipos de que
  • QUAIS OS TIPOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!