Roma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Roma
Roma é a capital da Itália, é uma comuna italiana e está sediada na provínciade mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história [1] milenar, Roma espalha-se pelas margens dorio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas:Palatino, Aventino, Capitólio (Campidoglio), Quirinal, Viminal, Esquilino, eCélio. [2] Segundoo mito romano, a cidade foi fundada por volta do ano 753 a.C.. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por umaloba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana. No interior da cidade encontra-se aCidade do Vaticano (ou Santa Sé), sede daIgreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa, que também é bispo de Roma. É a única cidade do [3] mundo a hospedar no seu interior um Estadoestrangeiro (o Vaticano) , , por tal motivo com [4] frequência definido como capital de dois estados. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da [5] civilizaçãoeuropeia. Conserva muitas ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. A área metropolitana tem cerca de 2 546 804 habitantes (2001), e estende-se por uma área de 1285 km², tendo uma densidade populacional de 1981 hab/km², o que a torna na maior [6] cidade da Itália e também na capital europeia demaiores dimensões. O presidente da câmara (Sindaco) em 2008 é Gianni Alemanno.
[6]

Composição da sociedade romana e características A sociedade romana se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas. Esta sociedade era estática, pois possuía pouca mobilidade social. Porém, no longo prazo, algumas camadas conquistaram direitos sociais, como foi ocaso dos plebeus que, através de sua organização e luta adquiriram direitos políticos. Além disso, havia muita tensão entre as classes sociais, originando muitas revoltas e conflitos. A sociedade romana era dividida em cinco grupos sociais distintos: - Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargospúblicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.

- Plebeus: formavam a maioria da sociedade romana. A Plebe era composta basicamente por pequenos comerciantes, artesãos e outros trabalhadores livres. Possuiam poucos direitos políticos e de participação na vida religiosa. - Clientes: embora livres, osclientes viviam "presos" aos patrícios, pois possuíam uma forte relação de dependência. Esta classe era formada basicamente por estrangeiros e refugiados pobres. Tinham apoio econômico e jurídico dos patrícios, porém lhes deviam ajuda em trabalhos e questões militares. - Escravos: camada sem nenhum direito social em Roma. Os escravos eram, em sua grande maioria, presos de guerra. Eram vendidos comomercadorias para patrícios e plebeus e não recebiam pagamentos pelo trabalho, mas apenas comida e roupas. Executavam tarefas pesadas e também serviam como serviçais domésticos. Na época do Império Romano, o número de escravos aumentou de forma extraordinária. - Libertos: ex-escravos que obtinham a liberdade por concessão de seus proprietários, por abandono ou até mesmo pela compra própria da liberdade.Geralmente trabalhavam para seu ex dono.
economia
A economia do império Romano teve como base uma única moeda corrente, a cobrança de baixas tarifas alfandegárias e uma rede de estradas e portos protegidos. Tudo isso para facilitar as trocas comerciais entre as várias regiões. Embora a agricultura fosse a atividade econômica mais importante do mundo romano, o comércio marítimo de produtos de...
tracking img