Tipos de verbos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Verbos Regulares - os regulares são os que não mudam a terminação quando conjugados. Ex: O verbo Amar
Eu - AMo
Tu - AMas
Ele/Ela - AMa
Nós - AMamos
Vós - AMastes
Eles/Elas - AMam (Eles tem o mesmoradical: AM)
Verbos Irregulares - Ele tem seu radical modificado durante a conjugação. Ex: O verbo Ser
Eu - sou
Tu - és
Ele/Ela - é
Nós - somos
Vós - sois
Eles/Elas - são (Eles não tem o mesmo radical,perceba que mudou a forma, na primeira pessoa começa com S e já na segunda começa com É)
Verbos ANÔMALOS são aqueles que possuem mais de um radical, dependendo do tempo da conjugação. Ex: Ir (Eu vou,eu irei, eu fui) e Ser (Eu sou, tu és, eu serei, nós éramos...).

Verbos DEFECTIVOS são aqueles que não possuem conjugação completa em todos os tempos e modos. Ex: Verbo precaver (no presente doindicativo só se conjuga na primeira e segundas pessoa do plural e não tem conjugação em nenhuma pessoaa do presente do subjuntivo.

Verbos ABUNDANTES são aqueles que possuem duas formas de conjugação como mesmo valor e significado, ocorrendo principalmente no particípio. Ex: Anexar (anexado e anexo), eleger (elegido e eleito), matar (matado e morto), imprimir (imprimido e impresso), soltar (soltado esolto), envolver (envolvido e envolto) etc, etc,
Verbos auxiliares
As conjugações compostas valem-se dos chamados verbos auxiliares, que exprimem pessoa, número, tempo e modo. Juntam-se ainfinitivos, gerúndios e particípios ideativos e sua morfologia é a dos verbos, categoria a que, por definição, não pertenceriam.
A língua portuguesa é riquíssima em verbos auxiliares, com os quais sãoexpressos aspectos e a voz passiva. Os principais são: (1) ter, haver, para a conjugação anterior (ter feito, haver feito); (2) ter de, haver de, ir, dever, querer, poder, para a conjugação posterior (ter defazer, haver de fazer, ir fazer, dever fazer, querer fazer, poder fazer); (3) estar, ir, vir, andar, para a conjugação contínua (estar fazendo, ir fazendo, vir fazendo, andar fazendo); (4) ser,...
tracking img