Crescer profissionalmente no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRESCER PROFISSIONALMENTE NO BRASIL DEPENDE DA RECICLAGEM DE NOSSOS GESTORES, DA MUDANÇA CULTURAL E DA REESTRUTURAÇÃO DA POLITICA ORGANIZACIONAL.



“Nunca envelheça o conhecimento em suas mãos, caminhe lado a lado com a evolução.”



Wilton Marles Nogueira


Técnico em Administração - SENAC RIO – RJ (2010)

Email: wiltonmarles@gmail.com
1 Introdução:

Palavras comopró-atividade, empregabilidade, resiliência, combatividade, empatia, etc. são comuns em nosso vocabulário nos dias atuais, pois elas refletem a evolução do mercado no processo de globalização, exigindo de nós uma busca constante do aperfeiçoamento profissional. É muito comum deparar-se com anúncios em jornais e sites especializados em Recursos Humanos, solicitando profissionais que se enquadrem nestesperfis. Entretanto, algumas empresas não estão preparadas para receber esse tipo de profissional, uma vez que os mesmos esbarram em chefes com mentalidade limitada e autoritária.

Muitas empresas estão anunciando o que não podem cumprir, talvez por modismo e ou até o desconhecimento do profissional que atua na seleção de pessoal quanto ao real significado destas palavras, uma vez que as empresasainda se encontram em um nível de desenvolvimento empresarial que deixa a desejar.

Sendo assim, é necessário que as empresas devam, em primeiro lugar, preparar-se para receber estes profissionais com esse diferencial, preparando seus gestores para o processo de mudança ao qual a organização se propõe iniciar, bem como, integrar os colaboradores mais antigos com a nova realidade da empresa e domercado, arquivando o modelo antigo e adequando sua gestão para o novo modelo que está em constante evolução.

Palavra chave: crescer, gestores, organização


2 Resumo:

Conhecimento, habilidade e atitude são fatores essenciais para o crescimento profissional em uma organização, uma vez que ela esteja preparada para absorver o profissional com perfil diferenciado.

3 Crescerprofissionalmente:

Para crescer profissionalmente no Brasil é um tanto complicado, uma vez que a maioria das empresas é de pequeno a médio porte ou em ascensão, e são dirigidas por familiares e ou por colaboradores antigos, criando uma gestão com uma visão centralizadora e limitada.

Este tipo de gestão é marcada pela falta de crescimento profissional do colaborador, acúmulo de funções e grandes jornadas detrabalho, na maioria das vezes com métodos de trabalhos arcaicos e sem acesso a informática, sendo de difícil acesso a canais de comunicação que possibilitem a expressão de suas idéias. Existem alguns casos onde o cumprimento da legislação vigente não é observado, podendo até encontrar nos dias atuais, casos de trabalho escravo e infantil. Para mudar esta realidade, é necessária existir umamudança da cultura organizacional, que Segundo Kissil (1998), “para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional.”

Por outro lado, não está tudo perdido, pois, existem órgãos como (SEBRAE, SENAI, além das empresas com visão atual), que vêm trabalhando arduamente para mudança deste cenário. Outra situação é aprópria exigência deste mercado inovador, onde as empresas estão sendo sacudidas por órgãos nacionais e internacionais no que se refere a cumprimento de regras de padronização e de meio ambiente.

O que é padronização? Segundo o site ADMINISTRADORES (2009) “É o processo sistemático de uma empresa para estabelecer e utilizar padrões. É preservar a historia de sua empresa, documentar resultados quesua empresa alcança.”.

Bem como também seus clientes que exigem cada vez mais, produtos com melhor qualidade e com preços mais acessíveis. Com isso, a necessidade de aperfeiçoar seus métodos de trabalho, investir em tecnologia, respeitar as legislações vigentes e treinar pessoal, se faz cada vez mais necessário. Para isso, as empresas estão reestruturando suas políticas organizacionais e...
tracking img