Necessidade e importancia da leitura critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte: LARROSA, Jorge. Estudar = Estudiar. Trad. de Tomaz Tadeu e Sandra Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA



Uma sociedade como a nossa, onde se assisti à reprodução eterna das crises, tragédia e da barbárie, a formação de leitores críticos é uma necessidade imediata do modo que os processos de ensino da leitura possam estarvinculados a um projeto de transformação social.
De acordo com Silva (2002) para explicitar a necessidade e a importância da leitura crítica, é preciso, antes de mais nada, centrar o nosso olhar e a nossa atenção sobre a realidade social brasileira, buscando o resvelamento dos seus modos de convivência, existência e sobrevivência. Daí dizermos que a leitura é uma prática social e, por isso mesmo,condicionada historicamente pelos modos da organização e da produção da existência, pelos valores preponderantes e pelas dinâmicas da circulação da cultura.


A leitura crítica encontra a sua principal razão de ser nas lutas em direção à transformações da realidade brasileira, levando o cidadão a compreender as raízes históricas das contradições e a buscar, pela ação concreta, umasociedade onde os benefícios do trabalho produtivo e, portanto, da riqueza nacional não sejam privilégios de uma minoria. Assim, a caracterização da leitura critica tem sido de uma atividade de questionamento, conscientização e libertação, gerando uma série de implicações, principalmente quando a vinculamos com organizações sociais específicas e concretas. É preciso saber se a organização social,onde a leitura aparece e se localiza, dificulta ou facilita o surgimento de homens-leitores críticos e transformadores. É preciso saber, ainda, se uma sociedade, através de seus organismos dirigentes concebe e leitura como uma atividade destinada à realização-bem estar do seu povo ou a concebe como uma atividade impede o surgimento da consciência e da racionalidade. É preciso saber se o objeto daleitura livro, texto ou outros circula democraticamente numa sociedade de modo a permitir sua fluição por parte dos homens que constitui a sociedade.
Tais necessidades revelam que o problema da leitura nação se desvincula de outros problemas enraizados da estrutura social; é praticamente possível discutir as vivências ou carências da leitura de um individuo sem situá-lo dentro dascontradições presentes na sociedade onde ele vive.
É exatamente dentro desse quadro de contradições que a leitura crítica encontra seu significado, sua principal razão de ser nas lutas em direção à transformação de uma realidade.
Ainda de acordo com Silva (2002) vale ressaltar que a criticidade, enquanto um emblema da cidadania e um valor atitudinal, são trabalhados ideologicamente poraqueles que detêm o poder econômico e político. Isto porque a conservação e a reprodução dos esquemas de privilégio dependem fundamentalmente, da ignorância e do conformismo, aqui tomado como forma de escravização da consciência. Por isso, que a presença de leitores críticos pode ser incomoda, e até possa a ser tomada como um risco aos detentores do poder. Não é de se estranhar, portanto quecaracterísticas como a docilidade, a ingenuidade e a cordialidade sejam tomadas como as grandes virtudes do homem brasileiro – isto tudo no sentido de bloquear e controlar o surgimento da constatação e do questionamento sobre a razão de ser sobre as estruturas da dominação.
Surgi ai a necessidade de apontarmos contribuições sobre a leitura enquanto formação de sujeitos cidadãos críticos comcapacidade de avaliar criticamente as idéias do maior número possível de materiais para leitura, se quisermos de fato ensiná-los a ler criticamente. Isso significa dizer, nada mais, nada menos, que uma postura do sujeito diante da diversidade e multiplicidade de textos que circulam nos diferentes canais do universo da escrita.


A necessidade de uma leitura enquanto formação


[pic]...
tracking img