Rolamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dimensões

Rolamento Fixo de Esferas
Precisão Folga interna Dimensões de anel de retenção Devido à sua versatilidade, o Rolamento Fixo de Esferas de Uma Carreira é o tipo mais comum dentre todos os tipos de rolamentos. Os Rolamentos Fixos de Esferas NACHI estão disponíveis em uma ampla variedade de séries, definidas pelas normas dimensionais ISO e JIS. Os Rolamentos Fixos de Esferas NACHI,são fabricados dentro das normas de precisão (ISO grau 0 e ABEC grau 1), como também em graus superiores de precisão. Página 52 Página 64 Página 45

A tabela 1 mostra o formato padrão de Rolamentos Fixos de Esferas. A tabela 2 na página seguinte, mostra uma comparação das características gerais de modelos de vedações e blindagens para Rolamentos Fixos de Esferas de Uma Carreira.

Tabela 1.Formato Padronizado de Rolamentos Fixos de Esferas de uma Carreira
Formato Projeto Seção Transversal

Aberto (sem blindagens ou vedações)

Consiste de anel interno, anel externo, esferas e gaiola Aberto

Blindado

Uma ou duas blindagens de aço

Z
(1)Rolamentos Vedação de Vedados borracha sem contato(2) ou Blindados

ZZ

ZE

ZZE

Uma ou duas vedações de borracha sem contato NK 2NK NKE2NKE

Vedação de borracha com contato(2)

Uma ou duas vedações de borracha com contato com o anel interno NSL 2NSL NSE 2NSE

Ranhura para Anel de Retenção no Anel Externo

N: Com ranhura para anel de retenção no anel externo NR: Com ranhura e anel de retenção no anel externo. (O uso de anel de retenção, permite montagem fácil e projeto simplificado de alojamento) Estão também disponíveisrolamentos vedados ou blindados. Entre em contato com a NACHI para maiores informações.

N

NR

Notas: (1) Vedações ou blindagens para rolamentos de vedação dupla ou blindagem dupla possuem as mesmas marcas para rolamentos de vedação única ou blindagem única. 140 (2) Os selos NKE estão em azul e os selos NSE estão em marrom.

Tabela 2. Comparação das Características de Vedação e BlindagemCaracterísticas Blindagem (Z, ZE) Vedação de borracha sem contato (NK, NKE) Baixo Vedação de borracha com contato (NSL, NSE)

Torque de atrito

Baixo

Maior que NK, NKE, Z e ZE

Alta velocidade

Excelente

Excelente

Boa

Retenção de graxa

Boa

Melhor que Z, ZE

Excelente

Proteção contra Impurezas

Boa

Melhor que Z, ZE

Excelente

Proteção contra UmidadeInadequada

Inadequada

Excelente

Faixa de temperatura recomendada para rolamentos com graxa comum

–25

120°C

–25 120°C

–25

120°C

141

Capacidade de carga
Os valores para a capacidade de carga dinâmica básica (Cr) e a capacidade de carga estática (Cor) descritos na tabela de dimensões são para anéis internos, anéis externos e rolamentos de esferas com rolamento de aço comtratamento térmico normal.

Atenção
(1) Os Rolamentos Fixos de Esferas podem receber carga radial, axial, ou composta. Todavia, quando for aplicar uma carga axial excessiva, solicitamos consultar a NACHI. (2) Como rolamentos vedados ou blindados são projetados para aplicações com giro do anel interno, a graxa aplicada pode vazar, quando forem usados na condição de giro de anel externo em altavelocidade. Em tal caso, solicitamos consultar a NACHI. (3) Quando rolamentos com vedação de borracha com contato forem usados em uma condição severa de trabalho, como em alta velocidade ou alta temperatura, a graxa aplicada pode vazar. Em tal caso, é necessária uma modificação no projeto ou um outro tipo de graxa.

(4) Quando um rolamento for montado sobre um eixo, a força deve ser aplicadasomente na face lateral do anel interno (e no anel externo para montar no alojamento). (5) Os rolamentos vedados ou blindados, não devem ser lavados ou aquecidos antes da montagem. (6) Deve ser observado que erros de montagem, como desalinhamento entre os anéis do rolamento, provocam um considerável aumento no nível de ruído. (7) Os rolamentos devem ser sempre submetidos a uma carga mínima, para...
tracking img