Tipos de recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Recrutamento

Recrutamento Externo: Incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações.
Consulta aos arquivos de candidatos.
Agências de recrutamento.
Anúncios em Jornais e revistas.
Viagens de recrutamento em outras localidades.
Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa.
Cartazes ou anúncios na portaria da empresa.Contatos com sindicatos e associações de classe.
Contatos com universidades e escolas, agremiações estudantis, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa-escola.
Conferências e palestras em universidades e escolas.
Contatos com outras empresas que atuam no mesmo mercado.

Vantagens do Recrutamento Externo:
Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização.
Renova eenriquece os recursos humanos da organização.
Aproveita os investimentos em preparação e o desenvolvimento de pessoal efetuados por outras empresas ou pelos próprios candidatos.

Desvantagens do Recrutamento Externo:
Geralmente afeta a política salarial da empresa.
Pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreiras, fora de seu controle, para seu crescimento profissional.
Em princípio, émenos seguro do que o recrutamento interno.
É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno.
É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios, jornais, honorários de agências de recrutamento.  

Meninas achei esta matéria ... achei bacana , ALE, de uma olhada no modelo de recrutamento externo estarei verificando o recrutamento Interno.

RECRUTAMENTO INTERNO
Orecrutamento interno tem início quando surge determinada vaga, e com isso a empresa procura preenche-la através do remanejamento de seus colaboradores.
"O recrutamento interno é um processamento de recursos humanos, possui vantagens dentro elas por ser mais econômico, mas rápido, é uma fonte poderosa de motivação. O recrutamento interno é o preenchimento das vagas por meio de promoção outransferência de funcionários da organização. É a valorização dos recursos humanos internos".
O Recrutamento Interno possui algumas vantagens, Toledo dizem que,
"A primeira e talvez a principal sejam que com a política de valorização do profissional internamente, há elevação da moral interna. É o reconhecimento que a organização faz aos funcionários que estão aprimorando seus conhecimentos, aumentando suascapacitações, quando as organizações optam pelo recrutamento interno, cometendo justiça no processo, ou seja, estimula os demais colaboradores a buscar a excelência".
A contratação do melhor candidato externo não garante que seu desempenho seja bom, visto que uma série de variáveis ligadas a sua adaptação à empresa, exercem poderosa influencia sobre seu desempenho, o que provavelmente deveocorrer em menor grau com o recrutado internamente.
"O recrutamento interno traz vantagens em relação ao tempo de ambientação dos empregados, pois é menor em relação ao dos contratados externamente. É também mais rápido e econômico em relação ao recrutamento externo".
O aparente custo com o treinamento, para o aumento da capacitação do profissional da organização é plenamente compensado com adiminuição dos custos com recrutamento, seleção e integração dos profissionais recrutados externamente, além é claro dos possíveis lucros com aumento de produtividade e motivação, em conseqüência da moral elevada.

Embora apresente também algumas desvantagens como:
Define que o problema de adaptação comum que ocorre com a contratação externa é que não existe uma adaptação do funcionário com a culturada organização. O funcionário contratado externamente traz consigo uma série de valores profissionais, métodos de trabalho, estilos de lideranças, crenças que as vezes chocam com aquelas preconizadas pela organização. Isso com certeza, não ocorre com os recrutados internamente, desde que não se processe nenhum choque cultural.
Pode gerar conflito de interesses entre os colaboradores. Exige...
tracking img