Tipos de recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS



TIPOS

DE

RECRUTAMENTO
Aluna: Tauana Souto
Professora: Michele Amaral
Curso: Engenharia de Produção 8º p.
Disciplina: Gestão de Pessoas

















Rio das Ostras/RJ
Abril /2011










TIPOS
DE
RECRUTAMENTO
De acordo com CHIAVENATO (2001),
“A excelência almejada pelas empresas
como uma alternativade sobrevivência,
pode ser alcançada principalmente, na
base de investimentos em recrutamento, treinamentos,
capacitação e desenvolvimento das pessoas,
porém, faz-se necessário um adequado sistema de
avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.”


















Rio das Ostras/RJ
2011
JUSTIFICATIVA



▪ Ao longo dos anos comdesenvolvimento da tecnologia aumento de concorrência e globalização começa existir uma necessidade bem maior de mão de obra especializada. Com toda essa evolução a necessidade de um recrutamento bem realizado, otimizando recursos e promovendo pessoas ideais para cargos em organizações trazem conseqüências benéficas as empresas de todos os portes.
Faz então a necessidade de pesquisar, conhecer eidentificar os diferentes tipos de recrutamento, para que haja ciência dos melhores métodos, na aplicação dos diferentes cargos/níveis na hora a seleção.






OBJETIVOS



▪ Conhecer tipos, suas ferramentas vantagens e desvantagens dos tipos de recrutamento.

▪ Saber diferenciar os tipos de recrutamento e suas características.


▪ Identificar técnicas de recrutamentoINTRODUÇÃO


Conforme Chiavenato (2005), o recrutamento é o processo pelo qual a organização atrai candidatos, para preencher seu processo seletivo.
Para que este processo tenha sucesso, é importante que a organização divulgue as oportunidades de emprego, e conseqüentemente, atraia os candidatos para o processo seletivo, pois se houver adivulgação, mais o mesmo não conseguir atrair candidatos, o processo é considerado falho.

Segundo França (2007), quando há uma variedade intelectual, as chances de a empresa encontrar o perfil ideal para o preenchimento da vaga, aumentam, caso contrário, o recrutamento não atinge o seu objetivo.

Portanto, para que a organização possa preencher uma vaga, colocando a pessoa certa, no lugar certo,é de extrema relevância que o processo de recrutamento, consiga atrair o máximo de candidatos possíveis, dentro do perfil previamente anunciado.

Para isso, a organização precisa analisar inicialmente, quais são as exigências que o cargo requer, como funções a serem desenvolvidas e o perfil necessário para o mesmo. Logo após, é preciso verificar, como será feito o recrutamento, isto é, internoou externo, sempre objetivando contratar pessoas que possam contribuir para o sucesso da organização.

Segundo Chiavenato (2005, p. 113) o recrutamento pode ser interno ou externo. Portanto, para que a organização possa contratar um colaborador que irá contribuir plenamente com os objetivos idealizados da empresa, ela deverá definir qual o melhor tipo de recrutamento a ser realizado.RECRUTAMENTO INTERNO

O recrutamento interno compreende utilizar os recursos disponíveis na própria empresa, afim de preencher uma vaga por intermédio do remanejamento dos empregados  existentes na empresa.
 
Ocorre o preenchimento das vagas por meio dos próprios empregados da empresa. É visto como uma valorização dos recursos internos, através detransferência de pessoal, promoções de pessoal, transferências com promoções de pessoal, programas de desenvolvimento de pessoal e plano de carreiras.

Motivação e valorização dos empregados
 
·          Oportunidade de crescimento dentro da empresa funciona como fonte poderosa de motivação.
·          Laborar em empresa que proporciona, claramente, oportunidade de promoção, é uma das melhoras...
tracking img