Tipos de planejamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINSITRAÇÃO

PROCESSOS ADMINSITRATIVOS



Introdução

De que maneira as empresas se organizam? A partir de que ponto e de quais estruturas precisamos para realizar mudanças organizacionais? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder neste trabalho, mostrando como realizar um bom planejamento, com seus principais pontos para aplicá-los de formaeficiente, que faça você, administrador, obter sucesso em suas ações.

Mostraremos também, o ponto de vista de alguns grandes administradores, comparando suas idéias e opiniões por cada nível de planejamento e suas aplicações no nosso próprio dia-a-dia.

O que é um planejamento?

Já se pensou em uma empresa que não se organiza e que tem ações no seu momento atual sem pensar no futuro?Uma catástrofe! É isso o que seria das empresas se não houvesse o planejamento.

O planejamento nada mais é, do que a forma de organizar ações de forma que se possibilite ter visões sobre suas respectivas áreas que poderão ser afetadas por uma mudança, seja ela na sua parte operacional, financeira, ou até mesmo pelo ponto de vista de seus clientes.

Vamos por aqui, o planejamentocomo uma ferramenta administrativa então, porem, ela serve em nossa dia-a-dia e as vezes a usamos sem perceber, por exemplo, se deseja fazer uma viagem para a praia é necessário escolher a praia, a data, se vão de carro ou de ônibus, quais pessoas iram, o que levaram, aonde ficaram, entre vários outros detalhes. Depois é necessário reservar uma casa, comprar apetrechos, e só então é que se irádesfrutar de seu “planejamento”.

Na maneira administrativa, vemos essas etapas por níveis do planejamento, que são: o nivel estratégico, o operacional e o tático. Vejamos uma comparação.

Nesta comparação de tipos de planejamentos, usamos idéias dos seguintes autores: Idalberto Chiavenato, Patrick j. Montana, Bruce H. Charnou e Margarida Maria Krohling Kunsch.

1. PlanejamentoEstratégico

Idalberto Chiavenato diz que: É realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os participantes desse nível devem desenvolver estratégias para enfrentar esses elementos ambientais. Para este planejamento é necessário haver uma boa intuição e discernimento, pois é projetado em longo prazo e não se têm dados ou informações sobre ele, daí asdificuldades de um planejamento estratégico. Sujeito a incerteza e imprevisibilidade, ele envolve a empresa como um todo, utilizando todos os recursos. O planejamento estratégico não é a soma dos planos tático e operacional, é um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Não diferente da idéia deChiavenato, Patrick J. Montana e Bruce H. Charnou dizem que esse planejamento realmente acontece á longo prazo (acima de 5 anos). O processo tem inicio pelos executivos da empresa e talvez por membros do conselho de diretores e consultores de administração. A complexibilidade desse planejamento está nas variáveis que são arriscadas e precisam ser constantemente reavaliadas juntamente com seus pontosfortes e fracos. Os autores deixam claro que cada organização pode ver de forma diferente seu planejamento estratégico, porém o resultado é sempre o olhar quanto ao ambiente externo futuro de forma realista e isso determina um rumo amplo e centralizado para a organização.

Margarida Maria Krohling Kunsch também concorda que o planejamento estratégico é responsável pelas grandes decisõesnas organizações, ocupa o topo da pirâmide organizacional e se caracteriza em longo prazo. Seu objetivo é buscar novas formas de gerenciar as ações estratégicas, buscando identificar as ameaças e oportunidade nos ambientes auxiliando nas tomadas de decisões no presente para trazer resultados eficazes no futuro.

2. Planejamento Tático

Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch o...
tracking img